Lisboa recebe o 4º Encontro da Rede RURBANLINK

O 4º Encontro da Rede RURBANLINK fase 2, realizou-se em Lisboa, nos dias 23 e 24 de novembro. Neste Encontro, os parceiros do projeto tiveram a oportunidade de trabalhar, num ambiente colaborativo, sobre a proposta de valor do Plano de Ação de cada cidade e discutir objetivos e ações, recolhendo o feedback do perito da Rede.

No 1º dia, a reunião teve lugar no Hub Criativo do Beato, antiga manutenção militar da cidade de lisboa, nas instalações da Praça, espaço inspirador onde o conceito principal é promover o “Produtor” como ator principal. Durante a tarde, foram realizadas algumas visitas de trabalho, nomeadamente à Strarup NÃM, uma Quinta de produção de Cogumelos utiliza borra de café Delta como substrato de crescimento. Foi também possível conhecer o programa de aceleração/incubação para o setor alimentar, From Start -to-Table promovido pela StartUp Lisboa desde 2018.

Pretendendo manter uma dinâmica de cocriação e inovação, o 2º dia de trabalhos decorreu no Centro de Inovação da Mouraria. À semelhança do dia anterior realizaram-se algumas visitas técnicas a locais específicos da cidade, para dar a conhecer aos parceiros da Rede alguns exemplos de boas práticas em desenvolvimento em Lisboa, que podem ser replicados ou adaptados nas cidades parceiras, tal como o Projeto Lisboa a Compostar, da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa que promove processos de compostagem entre os seus munícipes. Foi também apresentado o projeto BIP/ZIP From Sky to Table, dinamizado pela Stratup UpFarming em parceria com outros atores locais em que o objetivo é produção de alimentos em infraestruturas verticais de produção e, em simbiose, combater a exclusão social dos Bairros envolventes, através do trabalho de um conjunto dos moradores que aí residem.

Para além das sessões de trabalho, a Lisboa E-Nova proporcionou aos parceiros momentos de convívio sociocultural, num dos quais tiveram oportunidade de ter contacto com um dos maiores ícones de identidade da cidade: O Fado de Lisboa.

 2,316 total views