Mobilidade e Transição Energética

Data: 16 setembro

Horário: 14h30 às 18h00

Local: Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva

Enquadramento:

Designada “Capital Verde Europeia 2020” pela Comissão Europeia, a cidade de Lisboa foi reconhecida pelas suas políticas ativas nas várias vertentes da sustentabilidade urbana.

Com o objetivo de reforçar as interações entre atores franceses e portugueses e para se encontrarem as soluções sustentáveis de amanhã, o Institut Français du Portugal , a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente, organizam o ciclo “Cidades Sustentáveis: o futuro agora?”, no âmbito do qual se promove o terceiro evento dedicado ao tema “Mobilidade e transição energética”.

Embora a mobilidade continue a ser uma componente essencial para o funcionamento das nossas cidades, é igualmente importante considerar a questão da energia, que está irrevogavelmente ligada aos transportes. Se, por um lado, a energia permite assegurar o bom funcionamento dos nossos meios de transporte, a sua produção é frequentemente apontada pelo seu nefasto impacto ecológico. Torna-se necessário implementar uma transição para modos mais sustentáveis de provisão de energia.

A França é uma referência mundial em termos de rede de transportes públicos. Paris e seu metropolitano são frequentemente referidos, mas outras cidades francesas oferecem igualmente excelentes serviços de transporte.  Por outro lado, Portugal é um país muito envolvido na transição energética e na descarbonização da economia, sendo um dos países de Europa que mais energia renovável utiliza.

Durante esta conferência, especialistas em mobilidade e transição energética urbana de França e Portugal irão trocar opiniões e experiências sobre os temas da inovação e das novas formas de mobilidade e fontes de energia, tendo em mira o ano 2020, em que Lisboa será a Capital Verde Europeia.

A sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, sujeita a validação.

A sessão tem tradução simultânea.

Participantes com Mobilidade Reduzida

 

O programa poderá sofrer alterações.

Iniciativa integrada na Semana Europeia da Mobilidade de Lisboa

Inscrições

Localização

O Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva está situado no Parque das Nações, no antigo recinto da Expo 98, em Lisboa. A sua silhueta é facilmente reconhecível pelo enorme volume exterior da sua nave principal.

Como chegar

Metro: Gare do Oriente – Linha Vermelha

Comboio: Gare do Oriente (ver condições especiais CP)

Autocarro: A paragem CARRIS mais próxima é o “Oceanário Lisboa”, na Alameda dos Oceanos, servida pelas carreiras 26B e 728.

Na Gare do Oriente pode encontrar as carreiras 400, 705, 708, 725, 728, 744, 750, 759, 782 e 794.

Automóvel próprio: Existe estacionamento pago nas imediações: Parque da Doca, Parque do Casino – Alameda dos Oceanos ou Parque do Oceanário

 

Morada

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva
Largo José Mariano Gago, nº1
Parque das Nações
1990-073 Lisboa

Pode consultar as apresentações de Francisca Ramalhosa na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Cécile Lagache na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Rémy Dangla na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Maud Tavel na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Charles Raux na Página da Biblioteca, aceda aqui.

Pode consultar as apresentações de Maria João Rodrigues na Página da Biblioteca, aceda aqui.