Mobilidade Sustentável em Destinos Turísticos no Mediterrâneo – Evento final projeto LOCATIONS

Como promover o turismo de cruzeiros reduzindo o seu impacto negativo nas cidades, através do desenvolvimento de soluções de mobilidade de baixo carbono e da preservação da identidade dos locais?
O projeto LOCATIONS organizou no passado mês de setembro a sua conferência final, na qual foram  apresentados os principais resultados de um trabalho conjunto entre os parceiros de projeto, orientado para o desenvolvimento de soluções inovadoras de mobilidade sustentável. Durante os últimos 36 meses, 18 cidades do mediterrâneo em colaboração com parceiros técnicos e institucionais, desenvolveram os seus planos de mobilidade de baixo carbono para o turismo de cruzeiros (LCTP – Low-Carbon Transport Plan for Cruise Tourism), utilizando uma abordagem comum em que os processos participativos, envolvendo atores locais e cidadãos, foram cruciais para o desenho das soluções propostas. Os planos foram desenvolvidos de acordo com os princípios dos SUMPs (Planos de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável) e pretendem constituir um instrumento de apoio ao seu desenvolvimento.
Uma das principais cidades que participou diretamente no LOCATIONS, foi a cidade de Lisboa através do trabalho colaborativo estabelecido entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa. A Lisboa E-Nova atuou como parceiro técnico, apoiando o co-desenho de medidas locais e o desenvolvimento do LCTP de Lisboa.
A Lisboa E-Nova desempenhou também um papel mais abrangente como coordenador das atividades de capitalização e replicação da metodologia LOCATIONS para onze cidades do Mediterrâneo com turismo de cruzeiros.

Reveja o vídeo Plano de Mobilidade de Baixo Carbono de Lisboa