Convite Evento “Perante o colapso? Caminhos para o futuro da mobilidade urbana

O evento Perante o colapso? Caminhos para o futuro da mobilidade urbana organizado pelo Goethe-Institut e pela Fundação Friedrich Ebert em Portugal  terá lugar no dia 11 de abril às 18h30 no auditório do Goethe-Institut em Lisboa (Campo dos Mártires da Pátria, 37).

Na primeira parte do evento, especialistas da Alemanha e de Portugal juntam-se para apresentar as suas visões e programas políticos para o futuro, com intervenções do Vereador da Mobilidade de Lisboa, Miguel Gaspar, e de Theo Jansen da “Rede para o Futuro da Mobilidade da Renânia do Norte-Vestefália”. Segue-se na segunda parte um debate sobre formas de concretização das mudanças necessárias, com a participação de Mário Alves da Associação Estrada Viva, Ana Pereira da BiciCultura e Johanna Worbs, uma filósofa que experimenta novas perspetivas de mobilidade na Fundação para a Identidade de Hanôver. Apresentar-se-ão ideias para a mobilidade do futuro e modelos já implementados, a fim de promover um diálogo com perspetivas e experiências diferentes, algumas delas já postas em prática em Portugal.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no anexo e nas páginas a seguir:

https://fes-portugal.org/debate-internacional-perante-o-colapso-caminhos-para-o-futuro-da-mobilidade-urbana/

https://www.goethe.de/ins/pt/pt/ver.cfm?fuseaction=events.detail&event_id=21514020
Esta iniciativa dá continuidade ao ciclo Retomar a Cidade que aborda os desafios que as “cidades sob pressão” como por exemplo Lisboa, Berlim, Amsterdão, têm que enfrentar no século XXI. Discutem-se, em workshops e debates, temas como gentrificação, mobilidade, sustentabilidade, diversidade, espaço público e justiça social. O ciclo pretende analisar estratégias de solução e fomentar o intercâmbio entre atores locais e internacionais do desenvolvimento urbano.

 

 1,156 total views