Novas nomeações e exibições da Aquametragem dentro e além-fronteiras

A Aquametragem foi nomeada para mais um Festival Internacional, agora para o 11º Festival Internacional de Cinema de Animação – GOLDEN KUKER – SOFIA, na Bulgária. A nomeação inseriu-se na categoria “Eco Filme de Animação”, e o evento tomará lugar entre 1 e 6 de setembro de 2020.

O filme esteve também em exibição no Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda 2020, que projetou filmes da short list de nomeados ao Prémio Nacional da Animação 2019, no qual a realizadora da Aquametragem, Marina Lobo, marcou presença. Este ano, o Festival Internacional de Cinema de Animação de Estugarda decorreu online e a Aquametragem esteve em exibição exclusiva numa plataforma de streaming face às contingências originadas pela pandemia COVID-19. A transmissão decorreu entre 5 e 10 de maio de 2020.
Dentro de fronteiras, a Aquametragem esteve também acessível no canal de Youtube e no Facebook do Cine-Eco durante o período de confinamento, de forma a que os interessados pudessem visualizar as curtas internacionais que foram selecionadas e exibidas na 25ª edição do Cine-Eco, em 2019. O objetivo desta Extensão do Cine-Eco foi dar alternativas de cinema ambiental acessível a todos, tornando estes tempos um pouco mais leves e fáceis de ultrapassar.
Em 25 de julho de 2020, a Aquametragem será também exibida noutra Extensão Cine-Eco em streaming, o Festival Jardins Abertos organizado pela Câmara Municipal de Lisboa no âmbito da Capital Verde Europeia 2020.
O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, é o único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental, no seu sentido mais abrangente, que se realiza em Seia, anualmente em outubro e de forma ininterrupta, desde 1995, por iniciativa do Município de Seia. A Aquametragem em 2019 ganhou o prémio Valor da Água – Epal neste festival.

 347 total views