Novas tecnologias Siemens para edifícios inteligentes proporcionam experiência de trabalho focada nas pessoas

Building Automation and Control Systems
Os colaboradores passam a ter maior opção de escolha e controlo no local de trabalho, podendo regular a temperatura para a que consideram ideal, selecionar as condições de iluminação que acharem mais agradáveis e encontrar salas disponíveis para reuniões espontâneas.
Este novo conjunto de tecnologias permite que os sistemas de gestão dos edifícios respondam de forma inteligente às ações dos utilizadores e aos dados ambientais recebidos. Desta forma, os espaços de trabalho adaptam-se às necessidades dos colaboradores, com análises em tempo real e aprendendo continuamente, sendo ainda capazes de detetar padrões de comportamento. Simultaneamente, esta poderosa função de análise de dados abre novas perspetivas em termos de utilização dos espaços, permitindo tomar melhores decisões na área da otimização dos espaços e da gestão de portefólios imobiliários.
Num estudo recente da PwC, 75% dos inquiridos consideram que os espaços de trabalho com condições agradáveis, aliados a um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, são por vezes mais importantes que a remuneração. Uma análise da Continental Automated Buildings Association mostra que medidas direcionadas para melhorar o ambiente de trabalho contribuem para reduzir doenças e absentismo em até 20%, existindo estudos que sugerem que este valor pode mesmo alcançar os 60%.
Destas tecnologias faz parte o Software-as-a-Service Comfy que otimiza a experiência do colaborador, melhora a utilização dos espaços e impulsiona a eficiência nos escritórios. A plataforma oferece uma variedade de recursos e integra-se nos sistemas de edifícios e de serviços de terceiros. Permite ainda a ligação direta dos colaboradores ao ambiente de trabalho, facilitando a localização de colegas ou a reserva de mesas e salas, para um escritório cada vez mais funcional.
Faz também parte o Enlighted, uma plataforma IoT constituída por sensores multifuncionais e por uma rede escalável para recolha de dados em tempo real. Os sensores inteligentes instalados em luminárias recolhem dados 65 vezes por segundo para medir a ocupação de salas e pisos inteiros, o movimento, a luz ambiente e a temperatura, ajustando os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado, em tempo real. A plataforma é ainda capaz de localizar pessoas e bens dentro de um edifício. Os dados são transmitidos com segurança para a nuvem, para análise e visualização. Isto permite que o sistema otimize o consumo de energia e os espaços, criando melhores ambientes de trabalho, centrados em quem os utiliza.
Estas plataformas complementam outras tecnologias do portefólio da Siemens: o Desigo CC, uma plataforma aberta de gestão de edifícios; o Desigo Room Automation, uma gama de sistemas de automação de edifícios, projetada para integrar sistemas de AVAC1, iluminação e sombreamento; produtos e sistemas de segurança; e serviços de consultoria e de desempenho. O que resulta numa oferta abrangente para escritórios inteligentes, de edifícios novos ou existentes, criando ambientes adaptáveis, que interagem inteligentemente com os utilizadores e aprendem com eles.

 1,591 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x