Pacto de Autarcas e Mayors Adapt

Pacto de Autarcas é o principal movimento europeu a envolver autarquias locais que voluntariamente se empenham no aumento da eficiência energética e na utilização de fontes de energias renováveis nos respetivos territórios.

O Município de Lisboa assinou o Pacto de Autarcas em 2009 comprometendo-se a alcançar os objetivos da política da União Europeia em termos de redução das emissões de CO2, através do aumento da eficiência energética e da produção e uso de energias mais limpas, renováveis e alternativas, visando atingir as seguintes metas:

  1. Redução de 20% nas emissões de CO2;
  2. Aumento de 20% nas Eficiência Energética;
  3. Aumento de 20% na incorporação de Fontes Renováveis na produção de energia.

A Lisboa E-Nova, mediante Protocolo de Colaboração assinado em março de 2010 é a entidade designada pela CML para acompanhar a execução de todas as tarefas enquadradas por este compromisso, assegurando a articulação entre a CML e o Covenant of Mayors Office, CoMO. Neste sentido, a Lisboa E-Nova foi responsável pela elaboração do Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética de Lisboa (SEAP) e tem vindo a acompanhar a Autarquia na concretização das medidas de eficiência energética, prestando apoio à sua execução e avaliando o benefício de cada medida adotada no consumo de energia e nas emissões de GEE.

Para além da avaliação, acompanhamento, verificação e atualização do SEAP, a Lisboa E-Nova, em parceria com o Município, é responsável pela organização de ações de divulgação do trabalho desenvolvido durante a EU Sustainable Energy Week (EUSEW) (22 a 26 de junho).

No final de 2015, a fusão do Pacto dos Autarcas com a iniciativa Mayors Adapt, também subscrita pela CML, deu origem ao novo e integrado Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia. Os novos signatários comprometem-se, agora, a reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 40 % até 2030 e a adotar uma abordagem integrada para lidar com a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

Ao subscrever o Mayors Adapt o Município comprometeu-se ao desenvolvimento de uma estratégia de adaptação global local e à integração de medidas de adaptação às alterações climáticas nos planos existentes relevantes. Neste sentido, o Município tem em prática estratégias de adaptação e mitigação às alterações climáticas, quer ao nível da eficiência energética, quer a nível de ações de adaptação climática.

Saiba mais informações sobre o Pacto de Autarcas, através da versão portuguesa do site em: http://www.pactodeautarcas.eu

Documentos do Projeto:

Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética de Lisboa

Hino do Pacto de Autarcas 

Lisbon-Europe 2020 Strategic Plan

Caso pretenda consultar informação/apresentações/vídeos, deverá consultar a Biblioteca, e pesquisar através da seleção da letra inicial do nome próprio do orador.

Informação

INÍCIO

março 2010

Apoios

Logo Mayors Adapt
Logo Pacto de Autarcas
Câmara Municipal de Lisboa
Wes Schweitzer Authentic Jersey