Piloto do projeto inteGRIDy no edifício do Campo Grande 25 – Integração de um sistema de gestão de consumos num edifício municipal, com produção solar, veículos elétricos e armazenamento de energia

Decorreu na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, nos passados dias 10 e 11 de junho, mais uma reunião de consórcio do projeto europeu inteGRIDy, com a presença de todos os parceiros envolvidos.
A ordem de trabalhos decorreu com a devida normalidade sendo que o ponto diferenciador desta reunião de consórcio foi a visita ao piloto de Lisboa. Situado no Campo Grande 25, o edifício municipal com maior consumo em Lisboa, a implementação de um sistema de gestão de consumos, através da plataforma desenvolvida pela Virtual Power Solutions, membros do consórcio, pretende aumentar a eficiência energética do mesmo.
Este piloto integra, numa só plataforma, dados recolhidos de postos de carregamento de veículos elétricos, bem como informações dos tanques de gelo, que funcionam como uma ferramenta de armazenamento de energia. Deste modo é possível tirar partido de tarifas de consumo mais benéficas e diminuir custos associados à energia elétrica.
De forma a tornar o edifício ainda mais eficiente, um sistema fotovoltaico concebido para auto-consumo, irá ser instalado na cobertura, permitindo mais uma vez, consumir energia produzida localmente, evitando consumos provenientes da rede de distribuição.
Aproveitamos para agradecer a disponibilidade e empenho dos Engenheiros responsáveis pela monitorização do edifício, aos quais dirigimos uma palavra de apreço e agradecimento.