Programa de Eficiência Energética na Administração Pública ECO.AP – Ferramentas disponíveis

No âmbito do Programa ECO.AP (Programa de Eficiência Energética na Administração Pública), com o objetivo de apoiar as entidades públicas na melhoria da eficiência energética e na integração de energias renováveis nos seus edifícios, foram desenvolvidas algumas ferramentas de apoio para os Gestores Locais de Energia (GLE), dirigentes superiores de serviços e organismos da Administração Pública e outros interessados na temática. Especificamente, foram criadas diversas calculadoras simplificadas temáticas na área da iluminação, da climatização, das águas quentes sanitárias e da energia solar, um simulador de desempenho energético, e uma ferramenta de apoio à identificação de avisos abertos para financiamento de projetos de eficiência energética, energias renováveis e mobilidade sustentável em edifícios públicos.
As calculadoras utilizam algoritmos de cálculo que permitem aos utilizadores, determinar, de forma relativamente rápida e intuitiva, o resultado indicativo da implementação de medidas de melhoria da eficiência energética em edifícios, seja ao nível da remodelação dos sistemas de iluminação, da substituição dos equipamentos de climatização e/ou de produção de águas quentes sanitárias, bem como para um melhor aproveitamento da energia solar térmica ou da instalação de centrais solares fotovoltaicas. O simulador de desempenho energético permite estimar a classe energética de edifícios de comércio e serviços da Administração Pública e também agilizar automaticamente a avaliação do impacto da introdução de medidas de melhoria da eficiência energética tipificadas.
A ferramenta de Avisos Abertos, agrega informação atualizada sobre os diversos instrumentos de financiamento, incluindo POSEUR, Programas Operacionais Regionais, Fundo Ambiental, Fundo de Eficiência Energética, entre outros. Desta forma, é possível conhecer de forma simples e rápida os diferentes mecanismos de apoio financeiro à gestão sustentável de energia na Administração Pública, incindindo os mesmos em projetos de eficiência energética, energias renováveis e mobilidade sustentável em edifícios públicos.

Todas as ferramentas e funcionalidades indicadas podem ser consultadas na página do ECO.AP. Mais informações podem ser obtidas através do contato eco.ap@adene.pt .

 384 total views