Projeto Civitas Park4Sump: reunião em La Rochelle, França

Realizou-se no mês de março, em La Rochelle, França, uma reunião de Consorcio do Projeto Civitas Park4Sump, que teve como objetivo avaliar as medidas de gestão de estacionamento implementadas por todas as cidades parceiras do Projeto. Fez também parte da agenda, a definição dos objetivos para a última reunião do Projeto, que será realizada em junho.

O projeto Park4Sump é um projeto Horizonte 2020 que pretende mostrar como as cidades podem, no âmbito dos seus Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS), adaptar as políticas de gestão de estacionamento e implementar soluções eficazes e inovadoras como parte integrante das suas estratégias de mobilidade.

Se inicialmente o estacionamento era apenas encarado como algo praticamente independente do resto do sistema de transportes, os novos modos de transporte, mais sustentáveis e acessíveis, e a incorporação de diferentes níveis de acessibilidade automóvel desejáveis para diferentes espaços urbanos, em função das opções ambientais e de qualidade de vida desejadas pelos Município, torna as políticas de estacionamento um eixo fundamental de uma estratégia de mobilidade global.

Nos últimos anos têm sido implementadas medidas de gestão de estacionamento nas cidades parceiras do Projeto, tendo como objetivo reduzir o tráfego automóvel no centro das cidades, promovendo a mobilidade pedonal e os meios de mobilidade suave, como bicicletas ou trotinetes.

Uma das medidas mais implementadas, tem sido a criação de parques de estacionamento periféricos às cidades, junto a pontos de acesso a transportes públicos e a criação de docas de bicicletas para a deslocação da população. Aliado a estas novas infraestruturas, têm sido desenvolvidas políticas de incentivo à utilização de transportes públicos, cada vez mais acessíveis, como se vem verificando em Lisboa, e outras políticas para o desincentivo da utilização do automóvel privado, alargando-se as zonas de estacionamento controlado e definindo regulamentos para uma redução da existência de estacionamento gratuito na via pública, mas também em novas construções.

No decorrer do projeto têm sido elaborados documentos informativos incidindo na gestão de estacionamento nas cidades, disponíveis AQUI,  em diversos idiomas, inclusive em Português, destacando-se o estudo Aplicação dos regulamentos – A chave para uma estratégia de sucesso ao nível do estacionamento elaborado no âmbito do projeto, disponível AQUI, partilha diferentes abordagens sobre a diferente aplicação dos regulamentos de estacionamento e mostra como são necessárias soluções inovadoras de gestão de estacionamento, mais assentes na mudança do comportamento dos cidadãos.

Destaca-se ainda o estudo de Boas razões e princípios para a gestão de estacionamento, disponível AQUI, que apresenta boas práticas na gestão de estacionamento e desmistifica alguns mitos sobre o impacto na redução de lugares de estacionamento nos centros históricos, nomeadamente o seu impacto positivo no sector da restauração e do comércio e serviços.

 865 total views