Eco – Bairro Boavista Ambiente + COOPETIR

A Lisboa E-Nova, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), desenvolveu em 2013, ao longo de 8 meses, um inovador Projeto de Sensibilização Ambiental, no Bairro da Boavista, no qual incentivou os moradores a adotar comportamentos mais sustentáveis ao nível doméstico – o Projeto COOPETIR.

Este projeto foi distinguido na edição de 2014 do Green Project Awards com uma menção honrosa na categoria de Consumo Sustentável.

“Coopetir” é o termo resultante da combinação entre as palavras “cooperar” e “competir”. Tratou-se de um desafio proposto a 100 famílias do Bairro da Boavista para cooperarem entre si, de maneira a promover a poupança de eletricidade, gás e água. Pretendeu-se que os “coopetidores” encontrassem formas de reduzir desperdícios em suas casas e aplicassem medidas de poupança que se refletissem nas suas faturas.

O fator-chave desta iniciativa centrou-se na dinâmica de um pequeno grupo de 7 jovens – “Monitores do Bairro”, residentes no Bairro da Boavista, que, após terem recebido a formação apropriada através da Lisboa E-Nova, apoiaram diretamente as famílias participantes, na expectativa de que estas partilhassem as práticas adquiridas, com as restantes famílias do bairro. Os Monitores, selecionados em articulação com a Associação Recreativa de Moradores e Amigos do Bairro da Boavista, registaram mensalmente as contagens de energia e água e transmitiram informações aos participantes relativas à sua progressão mensal, acompanhada de recomendações e algumas ofertas de estímulo à eficiência (p. ex., lâmpada de baixo consumo, válvula de economia de água, termómetro para frigorífico…).

 

 

Para apoiar nesta tarefa foi distribuída uma publicação, a “Eco-Caderneta” a todas as residências do Bairro (um exemplar por agregado familiar: 1.500), contendo “pistas” para poupança de água e energia.

O final da “Coopetição” foi marcado por um Workshop final de apresentação dos resultados e entrega de prémios, no Bairro da Boavista, com testemunhos dos participantes e dos Monitores, que contou com a presença do Vereadores da CML Dr. José Sá Fernandes (Estrutura Verde e Energia) e Dra. Paula Marques (Habitação).

Este Projeto de Sustentabilidade Ambiental, que visou igualmente prestar um serviço social de base aos moradores do Bairro da Boavista, poderá pela sua exemplaridade e metodologia colaborativa, ser replicado em outros Bairros de Lisboa.

Este Projeto integrou o grande Projecto ECO-Bairro – Boavista Ambiente +”.

Informação

PROGRAMA

Projecto Coopetir no Bairro da Boavista

Projecto com Financiamento: