PROJETO HARP: FERRAMENTA SOBRE AQUECIMENTO EFICIENTE DISPONÍVEL

Com o HARP pode calcular a etiqueta energética do seu sistema de aquecimento e saber quais as soluções alternativas mais eficientes.

Planear com tempo e informação técnica qual o melhor sistema de aquecimento de uma casa é importante, porque, em média, 80% do consumo doméstico de energia destina-se ao aquecimento ambiente e preparação de água quente.

Os consumidores, regra geral, desconhecem a eficiência do seu sistema de aquecimento e só pensam na sua manutenção e substituição no dia em que dá problemas, ou seja, quando não têm tempo.

Foi a pensar nisso que surgiu o projeto HARP, para motivar os consumidores a planear a substituição dos seus equipamentos de aquecimento antigos e obsoletos por alternativas mais eficientes.

A utilização da ferramenta HARPa é fácil, gratuita e intuitiva. É apenas necessário introduzir algumas informações gerais sobre o sistema de aquecimento existente e as características da habitação.

São 5 os passos dados para ajudar os consumidores em todo o processo de avaliação e decisão de substituição de sistemas de aquecimento:

1)  estimar a classe de eficiência energética do sistema atual – aquecimento ambiente, preparação de água quente e/ou combinados, recorrendo à etiqueta energética já bem conhecida pelos consumidores;

2) identificar as soluções mais adequadas à sua substituição, incluindo com o recurso a energias renováveis;

3) estimar as poupanças energéticas e monetárias em relação ao sistema instalado, bem como a redução de emissões de CO2.

4) listar os incentivos em vigor;

5) indicar profissionais que podem apoiar no processo.

 

Além disso, no site é possível também aceder a informação, recursos e jogos sobre aquecimento eficiente e sobre as tecnologias mais eficientes.

No Site em: https://aquecimentoeficiente.adene.pt | https://heating-retrofit.eu/pt

 1,475 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x