Projeto HARP: sabe se o seu sistema de aquecimento é eficiente?

O aquecimento das casas representa, em média, 60% da fatura energética. Além disso, estima-se que, a nível europeu, 60% dos sistemas instalados têm mais de 15 anos e um desempenho energético equivalente a uma classe C ou inferior.

Para sensibilizar os consumidores para a necessidade de substituir estes sistemas de aquecimento obsoletos e com baixa eficiência energética, o HARP vai disponibilizar uma ferramenta online e materiais informativos.

A ferramenta online permite calcular e etiqueta energética dos sistemas de aquecimento instalados e saber qual a solução mais eficiente para cada caso, após serem introduzidos alguns dados sobre o equipamento e a habitação.

 

 

Esta simulação disponibiliza várias informações fundamentais para uma boa escolha. Além de indicar a tecnologia recomendada para a substituição, incluindo as baseadas em energias renováveis, estima também as poupanças energéticas e monetárias em relação ao sistema instalado, a redução de emissões de CO2. Os consumidores receberão igualmente informação sobre apoios disponíveis e referências de profissionais que poderão contactar.

A ferramenta terá duas versões, uma para consumidores e uma para profissionais. À data está disponível em versão teste para aquecimento ambiente e brevemente estará concluída com a inclusão de os sistemas de produção água quente sanitária (AQS).

Ao mesmo tempo, porque a informação e capacitação dos consumidores é fundamental, os parceiros produziram artigos, fichas informativas e infografias sobre aquecimento eficiente e as diversas tecnologias.

Toda a informação e recursos do projeto estão disponíveis em aqui!

As novidades do projeto poderão ser acompanhadas nas redes sociais da ADENE e da DECO, nomeadamente no Facebook (https://www.facebook.com/agenciaparaaenergia | https://www.facebook.com/AssociacaoDECO).

 444 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x