Quartel Electrão regista novo máximo histórico em 2021

Os bombeiros portugueses atingiram um novo máximo histórico na recolha de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados em 2021, no âmbito da campanha “Quartel Electrão”, ultrapassando as 2.410 toneladas.

Nesta sexta edição do quartel Electrão, que decorreu de Janeiro a Novembro de 2021 e que teve como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses, participaram 159 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país, o que permitiu reunir, globalmente, 13 toneladas de pilhas, 22 toneladas de lâmpadas e 2.375 toneladas de equipamentos eléctricos usados.

“O ‘Quartel Electrão’ tem registado nos últimos anos uma evolução muito positiva que é elucidativa do envolvimento das associações humanitárias na causa da reciclagem. O valor de 2021 representa um aumento de 19 por cento face a 2020. Nesse ano, apesar da pandemia, os bombeiros já tinham atingido um recorde de 2.029 toneladas de equipamentos. Este entusiasmo resulta também da crescente preocupação ambiental do cidadão anónimo que escolhe entregar as suas pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados nos bombeiros locais, ajudando-os ao mesmo tempo a ganhar equipamentos de protecção individual, combustível e até viaturas”, congratula-se o Director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

No site www.ondereciclar.pt é possível saber qual é o quartel aderente mais próximo onde pode depositar pilhas, baterias e equipamentos eléctricos usados. Esta campanha do Electrão tem como objectivo envolver as associações humanitárias na causa da reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados. Globalmente, desde 2011, esta iniciativa já permitiu a recolha de 9.331 toneladas de pilhas e equipamentos eléctricos usados.

 1,866 total views