Reunião de consórcio e metodologia SUDOE

Decorreu no passado dia 6 de novembro, no CIUL, uma sessão de Ponto de Encontro onde se apresentaram os desenvolvimentos do projeto REHABILITE, nomeadamente o estudo exante do sector do edificado na área metropolitana de Lisboa, um dos produtos do REHABILITE.

Nesta sessão a ADENE apresentou o Observatório de Energia e as mais valias dos seus indicadores e o Arquiteto Alexandre Dias apresentou a Solução Arquitetónica para a “Zona de Alvenaria” do Bairro da Boavista, em Lisboa.

O consórcio REHABILITE esteve reunido em Angoulême, França, de modo a discutir os pontos em falta até à conclusão do projeto, nomeadamente os 7 Pilotos na área da reabilitação energética que irão ser executados no primeiro semestre de 2019.

Houve ainda espaço para a realização de uma conferência sobre o tema com interlocutores dos 3 países do espaço SUDOE, tendo a Lisboa E-Nova apresentado a Metodologia SUDOE, documento de apoio ao desenvolvimento de instrumentos financeiros na área da reabilitação de edifícios. Este documento foi desenvolvido pela Lisboa E-Nova, sendo um dos produtos de maior relevância do projeto REHABILITE, e está disponível aqui.

O projeto REHABILITE está mesmo na reta final, faltando a implementação dos 7 Pilotos que irão decorrer nos 3 países do espaço SUDOE. Uma vez que a sua implementação é demorada, foi concedida uma extensão no prazo do projeto para a sua conclusão, sendo que, até junho de 2019 todas as intervenções terão sido finalizadas, concluindo, deste modo, o projeto que iniciou em julho de 2016.

O Piloto de Lisboa irá decorrer na sede da Lisboa E-Nova, sito num edifício da Baixa Pombalina, onde se irão substituir as janelas e o sistema de iluminação, aumentando a eficiência do consumo e o conforto térmico e acústico dos seus ocupantes. A intervenção ocorrerá no início de 2019.

Wes Schweitzer Authentic Jersey