RurbanLink – Primeira fase do Projeto concluída

A Lisboa E-Nova acolheu no passado mês de janeiro o encontro de parceiros do projeto RurbanLink – Ligações circulares entre áreas urbanas e rurais. A reunião, que assinalou o final da primeira fase do Projeto, contou com a presença de todos os municípios que integram a rede do projeto e de representantes das CCDR Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

Durante esta reunião foram apresentados os principais resultados. Mais especificamente, o perito contratado fez um diagnóstico prospetivo e validou o estudo de base e a metodologia em utilização, salientou os desafios em termos de políticas de circularidade urbana que a rede enfrenta e o seu contexto nas prioridades da política urbana nacional e definiu as orientações estratégicas para a próxima etapa do projeto.

A jornada de trabalho contou com diversos momentos de inspiração e partilha de conhecimento e, através da dinamização de técnicas de participação, cada município teve a oportunidade de apresentar no “Mercado de Boas Práticas do RURBANlink” uma boa prática em desenvolvimento no seu território e evidenciar os principais objetivos, desafios e resultados da experiência selecionada e o seu potencial de replicação.

O projeto RURBANlink pretende desenvolver um sistema alimentar urbano/rural que otimize o fluxo de produtos desde a produção até ao processamento, distribuição e consumo e a consequente otimização da redução de emissão de gases de efeito de estufa e de desperdício alimentar.

Para saber mais sobre o projeto consulte https://lisboaenova.org/RURBANlink/

 1,784 total views