SANTA CASA DIVULGA BI AMBIENTAL 2019

Divulgado no Dia Mundial do Ambiente, o BI Ambiental 2019 é o reflexo do percurso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) naquela que é a sua “Missão Sustentável”.
Ao longo do último ano, registaram-se importantes reduções na maioria dos consumos de recursos: 3,4% na eletricidade, 7% no gás e 19% nos combustíveis. Relativamente ao recurso água, verificou-se um acréscimo de consumo de 1,6 %.
No que concerne ao valor registado de produção e encaminhamento de resíduos, passou a ser possível monitorizar as quantidades reais de resíduos produzidos pelos seus grandes Equipamentos, eliminando o método de estimativas utilizado anteriormente. Neste âmbito, registou-se uma diminuição de 12% nos valores comunicados.
O total de emissões de CO2 foi de 6898 t, menos 13% face ao ano anterior. Esta diminuição ocorreu de forma mais expressiva nas emissões de âmbito 2 – associadas ao consumo de eletricidade – (16%).
Em 2019, acrescentou-se um novo indicador, alusivo ao impacto das deslocações em serviço. Este cálculo abrange as viagens de avião, comboio e autocarro realizadas por colaboradores, totalizando 85 tCO2.
O conhecimento sobre o perfil de consumos de recursos naturais e de impacto ambiental da SCML possibilita a melhoraria do desempenho, e mitigação dos impactos negativos associados à atividade da instituição. Permite, de igual modo, orientar a sua adesão e contributo em iniciativas e organizações como a Lisboa Capital Verde Europeia, o UN Global Compact, ou a Aliança Portuguesa para os ODS.

 414 total views