Siemens Portugal anuncia novo Presidente Executivo

Fernando Silva
O novo CEO, com 55 anos, sucede a Pedro Pires de Miranda. Com uma experiência profissional de mais de 20 anos na multinacional alemã, Fernando Silva tem liderado, a nível nacional e global, vários projetos nas áreas da energia e infraestruturas, concedendo-lhe um conhecimento profundo sobre temas fundamentais, como sejam a transformação digital, a transição energética ou a sustentabilidade, condições que garantem uma lógica de continuidade na transição da presidência executiva da empresa.
Sobre o novo desafio, Fernando Silva destaca que “a liderança da Siemens Portugal constitui um legado de enorme responsabilidade, face à profunda ligação que a empresa tem com o desenvolvimento de Portugal, onde está presente há mais de 115 anos”. “Contribuir ativamente para os planos de descarbonização e transformação digital dos nossos principais clientes e do país, criando impacto na sociedade através da nossa tecnologia, continuará a ser a prioridade da empresa, constituindo a atração e retenção de talento nestas áreas o grande desafio para os próximos anos”, acrescenta o futuro Presidente Executivo da Siemens em Portugal.
Fernando Silva vai manter-se como responsável pela unidade de negócio Smart Infrastructure da Siemens em Portugal e Espanha, cargo que assumiu no dia 1 de abril de 2019. Anteriormente, o gestor foi diretor-geral da divisão Energy Management para Espanha e Portugal, uma unidade de negócio centrada no desenvolvimento das infraestruturas de transporte, distribuição e fornecimento de energia.
A carreira do gestor começou em 1991 na Landis & Gyr, tendo a partir de 1999 desempenhado diversas funções de gestão e direção na Siemens Portugal, nomeadamente nos setores da energia, redes inteligentes, infraestruturas e serviços.
O futuro Presidente Executivo da Siemens Portugal tem formação em Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, e uma pós-graduação em e-Business – Gestão da Informação, pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da Universidade Católica Portuguesa. Em 2005, concluiu o Programa de Gestão Avançada para Executivos também pela FCEE.
Pedro Pires de Miranda terminará o seu último mandato de Presidente Executivo e Administrador-Delegado da Siemens Portugal a 31 de dezembro de 2022.Pedro Pires de Miranda é Presidente Executivo da Siemens desde 2016, e o Grupo alcançou importantes marcos durante a sua liderança, como ter ultrapassado os 3.200 colaboradores em outubro de 2022, através da expansão dos centros de competência e hubs de engenharia, dos laboratórios e dos centros tecnológicos que operam nas diferentes instalações da empresa, e um volume anual de exportações superior a 150 milhões de euros.

 1,831 total views