Workshop Catalisador para Bairros Históricos Sustentáveis

Valletta, novembro 2018

No passado mês de novembro decorreu em Valleta um workshop catalisador da transformação urbana em bairros históricos, visando a preparação de equipas multidisciplinares vocacionadas para conduzir estas mudanças. A cidade de Lisboa em colaboração com cinco cidades do mediterrâneo, participou nesta iniciativa explorando de forma colaborativa soluções inovadoras para a regeneração dos seus bairros históricos. Reverter as tendências de abandono destas áreas urbanas históricas e vitais para as cidades, encontrando soluções integradas que considerem simultaneamente os aspetos sociais, económicos e ambientais, são o objetivo principal do projeto SUSHI, promotor deste workshop. Assim, as cidades de Lisboa, Valletta, Savona, Ptuj, Nicosia e Sassari, estiveram envolvidas durante três dias num treino imersivo que permitiu a partilha intensa de experiências e a cocriação de soluções inovadoras, com enfoque nos aspetos da mobilidade de baixo carbono, novas formas de turismo sustentável, habitação resiliente às mudanças climáticas, economia circular e soluções de base natural.

A cidade de Lisboa esteve representada por uma equipa multidisciplinar constituída por elementos da FCT- NOVA, da Lisboa E-Nova, da Câmara Municipal de Lisboa e da Startup de Lisboa, que levaram como missão explorar soluções inovadoras para tornar “Alfama um bairro sustentável e saudável, para todos”. As expectativas da equipa de Lisboa foram superadas na medida em que todos os participantes captaram a visão holística do projeto SUSHI, assim como através da partilha de experiências tiveram a oportunidade de aprofundar ideias e soluções inovadoras.

Uma das principais lições aprendidas, é que para percorrer o caminho da descarbonização urbana, é preciso transformar a cidade de Lisboa, bairro a bairro e alicerçar essas transformações em compromissos de longo prazo com a comunidade e com todas as partes interessadas.

   

Wes Schweitzer Authentic Jersey