Workshop me2 foi oportunidade de aprendizagem para comunidade voluntária e parceiros do projeto

me2 é um projeto europeu no âmbito da temática de Smart cities que pretende integrar e melhorar a eficiência energética nos consumos domésticos e de veículos elétricos da comunidade, agregando a informação destes consumos em tempo real. O  sistema de gestão de energia desenvolvido recorre a algoritmos Big data para adaptar as necessidades energéticas, sempre com vista ao aumento da sua eficiência e redução do impacto no ambiente. O projeto me2 conta com dois casos piloto, o primeiro está a decorrer em Lisboa e tem como principal objetivo o desenvolvimento da plataforma me2, a avaliação de novos modelos de negócio que contemplem as necessidades de poupança dos consumidores finais, bem como a análise dos hábitos dos consumidores. Neste contexto, são utilizadas técnicas de gamificação que facilitam  um maior envolvimento dos consumidores. O segundo piloto irá decorrer em Amsterdão e servirá para a implementação e teste das soluções encontradas em Lisboa, aplicando aprendizagens até então obtidas. O piloto de Lisboa termina em julho, dando lugar ao início do piloto de Amsterdão.

O workshop da última quarta-feira, dia 19 de abril contou com a participação de cerca de 15 voluntários da comunidade de estudo do piloto de Lisboa e permitiu a recolha de informação complementar para o projeto, assim como possibilitou aos voluntários uma melhor informação acerca do caso de estudo, que apresentaram bastantes questões e vontade de participar. As atividades deste workshop consistiram em várias sessões de apresentação sobre o me2, o piloto de Lisboa, os equipamentos Cloogy e a plataforma, respetiva app e sistema de ranking por pontos, que serão introduzidos de seguida. Houve ainda uma sessão de focus groups em mesas redondas seguido de uma apresentação wrap-up resumindo os resultados destes grupos de discussão.

Fotografia salaworkshop
Até ao momento, alguns dos objetivos propostos no me2 que já se encontram concretizados são a monitorização de grande parte dos voluntários do programa, através do equipamento de monitorização “IoT” fornecido pelo parceiro VPS, o Cloogy, e a criação e melhoria contínua da plataforma online do parceiro MediaPrimer, que permite ao utilizador dos equipamentos visualizar de forma gráfica e facilitada as informações sobre os seus consumos. Os próximos passos do caso de estudo piloto de Lisboa passam pela realização de entrevistas pessoais por telefone com todos os voluntários por forma a recolher informações adicionais sobre o seu estado de evolução.
A grande novidade do parceiro MediaPrimer foi o desenvolvimento da app para Android da plataforma de monitorização de consumos que tinham até então disponibilizado apenas no formato website. Esta plataforma permite uma maior consciência dos consumos domésticos e de veículos elétricos e incentiva a comunidade, de forma ativa, a alterar comportamentos tendo em vista o consumo mais eficiente da eletricidade. No âmbito desta, lançaram ainda um sistema de incentivo por pontos, um ranking de “Green Points”, conferidos aos utilizadores consoante certos critérios associados a comportamentos benéficos aos objetivos do projeto.

Screenshot appAndroid

 948 total views