Mobilidade

Locations

O LOCATIONS foi financiado maioritariamente pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do INTERREG-Mediterranean. O consórcio foiconstituído por mais de 20 organizações e instituições de Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Albânia. Nele estiveram também envolvidas sete cidades portuárias: Lisboa, Málaga, Ravena, Trieste, Rijeka, Zadar e Durres.

Adicionado: O projeto visou apoiar cidades com portos que recebessem navios de cruzeiro, na elaboração de Planos de Mobilidade e Transporte de Baixo Carbono com medidas (pessoas e logística) dedicadas à mitigação do impacto do turismo de cruzeiros, contribuindo para descongestionar o trânsito da cidade e para reduzir a poluição local e as emissões de CO2.

Adicionado: A Lisboa E-Novafoi a entidade coordenadora do grupo de trabalho responsável pela capitalização do projeto LOCATIONS (Low-carbon Transport in Cruise Destination Cities). Até outubro de 2019, o consórcio apoiou as autoridades locais na criação de planos de mobilidade ligados às operações e serviços dos navios de passageiros e desenvolveu propostas de medidas específicas que otimizassem as operações de carga e descarga portuária. Lisboa foi uma das primeiras cidades a ter um destes planos, o qual foi desenvolvido pela Lisboa E-Nova e pela Câmara Municipal de Lisboa.

Adicionado: No decurso dos trabalhos do LOCATIONS foram desenvolvidos pacotes modulares de propostas adaptáveis e capazes de responder às necessidades específicas de cada uma das cidades portuárias envolvidas no projeto. As medidas a adotar incidiram na redução dos impactos ambientais, na descongestão do tráfego nas áreas urbanas e redução da poluição. As mudanças de comportamento individuais foi outro dos objetivos do consórcio: passageiros e viajantes foram convidados a adotar comportamentos que contribuíssem para melhoria da qualidade de vida das cidades.

Adicionado: A fase de capitalização plena do LOCATIONS teve início após julho de 2018, data de conclusão do processo de desenvolvimento, teste e avaliação dos planos de transporte e redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Adicionado: Os trabalhos coordenados pela Lisboa E-Nova tiveram como objetivo a preparação de procedimentos e mecanismos de financiamento viáveis para a implementação dos planos elaborados e o apoio à capitalização e replicação de onze novos planos de transporte em regiões e países não previstos na fase inicial do projeto.

Adicionado: Vídeo de apresentação dos resultados do projeto.

Adicionado: Vídeo Concurso Internacional – “Locations – how can we fight climate change?”

Adicionado: Visite aqui a página do projeto

Programa
Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) – INTERREG-Mediterranean

Eliminado: Adicionado:Duração
Adicionado: 36 meses

Adicionado:Página do Projeto
Adicionado:

Adicionado:Parceiros

Áreas de Atuação

Adicionado:Data de início
novembro de 2016

Adicionado:Orçamento Total
Adicionado:

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018