XXVI Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, 6 a 8 de março, em Lisboa, na Escola Secundaria Eça de Queirós

A 26ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, subordinada ao tema “Educação Ambiental como processo (trans)formador para a construção de eco comunidades”, realizadas no âmbito da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, decorrem em lisboa, de 6 a 8 de Março, na Escola Secundária Eça de Queirós.
A organização das Jornadas é feita pela ASPEA, tendo como co-organizadores e parceiros estratégicos a Câmara Municipal de Lisboa, a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa e a Junta de Freguesia de Olivais.
As XXVI Jornadas irão decorrer num momento marcante de Lisboa como Capital Verde Europeia 2020, pelo que estas jornadas serão uma oportunidade para a mobilização dos actores sociais que actuam no campo da Educação Ambiental e na difusão de boas práticas que se têm desenvolvido em cidades verdes e eco comunidades.
O programa inclui a conferência de encerramento apresentada pelo Dr. José António Caride, da Universidade de Santiago de Compostela e a sessão de encerramento presidida pela Exma. Sra. Presidente do Conselho Nacional de Educação, Dra. Maria Emília Brederode Santos.
Serão realizadas diversas conferências magistrais, comunicações orais, oficinas pedagógicas e visitas, cujos conteúdos distribuem-se por 4 eixos temáticos:

  • Eixo 1 – Educação Ambiental como contributo para a ação climática;
  • Eixo 2 – Educação Ambiental na preservação da biodiversidade e dos sistemas aquáticos;
  • Eixo 3 – Educação Ambiental como ferramenta para promover a economia circular;
  • Eixo 4 – Educação Ambiental nas estratégias de mobilidade suave e energia limpa.

As Jornadas destinam-se a Professores dos diferentes níveis de ensino e Educadores de Infância, Educadores Ambientais, Estudantes, Técnicos de ONG e Autarquias, Investigadores, Actores Políticos, Jovens e Público em geral.
Para mais informações e programa consulte o site oficial das Jornadas .