Após a realização de reuniões com as 21 escolas participantes, durante o mês de julho de 2017, a VPS (Virtual Power Solutions) procedeu ao fornecimento e instalação das ferramentas tecnológicas previstas para o projeto, nomeadamente o sistema de monitorização de energia que agrega a informação dos diversos dispositivos instalados numa única base de dados centralizada. Os equipamentos instalados incluem contadores de eletricidade em 2 circuitos da escola, sensores de conforto ambiental – temperatura e humidade relativa e ainda um ecrã LCD num local de boa visibilidade da escola. Também será oferecido a cada escola um computador portátil.
O acesso à informação recolhida será disponibilizado através de três componentes distintas:
-O software educativo Be Watt, através do qual os alunos acompanham o desempenho energético da sua escola, a comparação com as restantes escolas e a relação causa efeito entre as alterações realizadas e os consumos energéticos;
-A plataforma de comunicação com a comunidade educativa (acessível pela internet através de PC, telemóveis e tablets), através da qual será possível acompanhar os indicadores de desempenho principais de cada escola;
-A ferramenta de gestão de energia Kisense, que agregará a informação e a permitirá tratar numa perspetiva técnica, incluindo indicadores, alarmística, entre outros.
Os dados obtidos têm uma função essencialmente pedagógica, por permitirem mais facilmente relacionar o consumo de locais específicos com os comportamentos adotados. A poupança elétrica de cada escola, componente essencial para, juntamente com os desafios propostos, aferir o resultado da competição, será calculada através dos dados do contador de telecontagem da EDP ou de faturas de eletricidade.