NatureScape é um projeto dedicado a melhorar a sustentabilidade urbana, promovendo a qualidade ambiental e o bem-estar humano. O projeto centra-se na implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) através de Laboratórios de Transformação Urbana (T-Labs) — espaços colaborativos onde estas soluções são co-desenvolvidas, testadas e aplicadas em contextos reais.
Ao integrar a natureza nos ambientes urbanos — através de infraestruturas verdes, restauração de ecossistemas e planeamento urbano sustentável — o NatureScape contribui para a construção de cidades mais resilientes, saudáveis e inclusivas.
O projeto é pioneiro na integração de SbN urbanas em sete cidades europeias: Oslo, Dublin, Riga, Milão, Lisboa, Lublin e São Galo. Visa diversificar as infraestruturas verdes urbanas através da criação de T-Labs, que incluem intervenções como espaços verdes urbanos, coberturas ajardinadas, paredes verdes e jardins de chuva.
No centro da missão do NatureScape está a atenção dedicada à fase pós-implementação das SbN. Esta fase dá especial destaque à gestão responsável a longo prazo (stewardship) e à governação participativa, envolvendo políticas inclusivas e a colaboração entre múltiplos intervenientes. Estes aspetos são fundamentais para reforçar a resiliência urbana, a biodiversidade, a neutralidade carbónica, a saúde e o bem-estar.
Através de um envolvimento dinâmico e liderado pelas comunidades, os T-Labs pretendem colmatar lacunas de conhecimento cruciais relacionadas com os desafios da pós-implementação, assegurando a integração eficaz e a coevolução sustentável das SbN nos sistemas urbanos. O NatureScape alia a investigação científica à participação ativa das comunidades, recorrendo a metodologias baseadas em desafios, ferramentas digitais e modelos inovadores de governação para gerar impacto duradouro nas cidades.