A Lisboa E-Nova desenvolve projetos a pensar num futuro sustentável e resiliente, sendo um elemento ativo na operacionalização da transformação da cidade, dos cidadãos e do tecido económico.
As orientações estratégicas (Energia, Água e Economia Circular), contribuem para a atuação da Agência nas áreas de mitigação e adaptação às alterações climáticas e na alavancagem de novas ideias e produtos dentro de uma lógica de desenvolvimento “verde”, promovendo assim o empreendedorismo e a inovação.
A área de energia da Lisboa E-Nova é uma área nuclear, tendo em desenvolvimento projetos de inovação que exploram diferentes aspetos da sustentabilidade energética, nomeadamente nas vertentes de eficiência energética, gestão inteligente de energia e energias renováveis, bem como projetos de apoio à conceção e operacionalização de políticas públicas locais.
No domínio da Água, a Agência encontra-se focada na monitorização e análise de consumos municipais, na identificação de oportunidades, apoio à implementação de medidas e gestão inteligente de usos de água municipais, no Nexus Água-Energia, estando também a apoiar e promover a reutilização de água residual tratada na cidade.
A atuação da Lisboa E-Nova na área da economia circular está centrada na conceção e elaboração do Plano de Ação para a Economia Circular de Lisboa, tendo como base uma matriz de materiais atualizada, bem como para o estabelecimento de uma plataforma de stakeholders que viabilizam e alavancam a estratégia da cidade.
Projetos em Curso
Os nossos mais recentes projectos.
PARK4SUMP
A gestão do estacionamento é, sem dúvida, uma parte importante do planeamento da mobilidade urbana sustentável (SUMP) para qualquer cidade. Está demonstrado que uma correta gestão do estacionamento nas cidades gera diversas mais valias, entre as quais se destaca por exemplo a influência na libertação do espaço público
Pacto dos Autarcas
O Pacto dos Autarcas é uma iniciativa da Comissão Europeia promovida pela Agência Europeia para a Competitividade e Inovação, que estabelece o compromisso das cidades signatárias a reduzirem em, pelo menos, 20% as emissões de gases com efeito de estufa nos seus territórios até 2020, tal como é referido no Pacote de Medidas da União Europeia sobre o Clima e as Energias Renováveis.
Projetos com História
Os nossos projetos em histórico.
Escola+ Promoção de Eficiência Energética Entre Escolas do 1º Ciclo de EB
A Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, em parceria com a empresa ISA Energy, e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolveu durante o ano letivo 2014-2015 o Projeto ESCOLA+ Promoção de Eficiência Energética entre Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Plataforma Municipal de Educação para o Desenvolvimento Sustentável
A Lisboa E-Nova e a Câmara Municipal de Lisboa, constituíram, em novembro de 2011, o Comité Executivo da Plataforma Municipal de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (PMEDS), cuja orgânica é composta ainda por uma Comissão de Acompanhamento com membros de várias entidades públicas e privadas.
Urban Sol Plus – Solar Thermal in Major Renovations and Protected Urban Areas
O projecto Urban Sol Plus é desenvolvido no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa e tem como objectivo promover a adopção de sistemas solares térmicos em edifícios multi-residenciais existentes e edifícios classificados como património histórico.
POLIS – Solar Potentials via Local Strategies
O projecto POLIS, desenvolvido no âmbito do Programa Energia Inteligente Europa e co-financiado pela Comissão Europeia, teve como objectivo promover a dimensão do planeamento urbano solar através do estudo do potencial de integração/adopção de tecnologias solares na Europa,.
ECO – BAIRRO BOAVISTA AMBIENTE +
A Lisboa E-Nova, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), desenvolveu em 2013, ao longo de 8 meses, um inovador Projeto de Sensibilização Ambiental, no Bairro da Boavista, no qual incentivou os moradores a adotar comportamentos mais sustentáveis ao nível doméstico – o Projeto COOPETIR.
Boas Práticas nos Instrumentos de Planeamento Urbano
No âmbito deste projeto, a Câmara Municipal de Lisboa, a Lisboa E-Nova e o IST – Instituto Superior Técnico criaram um grupo de trabalho que entre 2007 e 2009 colaborou no desenvolvimento de um sistema de avaliação da sustentabilidade de intervenções urbanas.
Exposição “Era uma vez a Terra…”
A Exposição “Era uma vez a Terra…” foi uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Lisboa E-Nova, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Comissão Nacional da Unesco, promovida no Ano Internacional da Biodiversidade e no contexto do Ano Internacional do Planeta Terra (2009).
STARBUS- Promoting Sustainable Energetic Pathways for Buses’ Fleet
Este projecto, resultado de uma candidatura ao Programa Europeu Intelligent Energy Europe, liderada pela ADEME, French Agency for Environment and Energy Management, pretendeu estabelecer um caminho comum que promova vias alternativas para os autocarros na Europa.
Mochila Verde
Este Projeto Pedagógico de cariz ambiental, promovido no âmbito da PMEDS pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Lisboa E-Nova, é uma experiência-piloto com a duração de quatro anos, dirigida a alunos que iniciem o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Escolas Públicas do Concelho de Lisboa.
7,421 total views