Circularidade

Let’s Go Circular- Preparar o caminho para uma transição circular das cidades

Este projeto pretende debater ações concretas e relevantes que contribuam territorialmente para os processos de transição para sistemas económicos mais circulares em cidades.

Reconhecendo a importância da Circularidade para uma transição sustentável, justa, verde e produtiva, Let’s Go Circular terá como foco a elaboração de Planos de Ação Integrados de Economia Circular para as 10 cidades que integram a rede URBACT LET’S GO CIRCULAR!.

Localmente, através da constituição de um Grupo de Planeamento para Lisboa, numa base de envolvimento de todos os parceiros relevantes, de forma colaborativa e participada, pretende-se ainda trabalhar questões relacionadas com uma transição circular sólida e contribuir para o processo global de combate às alterações climáticas.

São etapas principais deste processo, já identificadas:

  1. Ancoragem de princípios circulares na administração da cidade (nomeadamente, na promoção de construção sustentável, em procedimentos de compras públicas mais circulares, na melhoria da eficiência da utilização das matérias-primas e na consequente redução de produção de resíduos e desperdício);
  2. Indústria e comércio (na melhoria da eficiência da cadeia de valor, na promoção de produtos sustentáveis e duradouros e na conservação de recursos);
  3. Sociedade civil (através da sensibilização da população e das organizações para alterações comportamentais ao nível do consumo, mobilidade e partilha).

A Lisboa E-Nova é o parceiro oficial da cidade de Lisboa nesta rede URBACT, trabalhando em estreita parceria com a Direção Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa no processo de dinamização e elaboração do Plano Ação a constituir.

O URBACT é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.

Programa
URBACT

Duração
24 meses

Página do Projeto
Visite aqui a página do projeto.

Parceiros
Munique (DE)
Lisboa (PT)
Malmö (SE)
Granada (ES)
Guimarães (PT)
Corfu (GR)
Tirana (AL)
Oulu (FI)

Áreas de Atuação
Circularidade

Data de início
Junho de 2023

Orçamento Total
849730,1 €

Conheça mais Projetos

Let’s Go Circular- Preparar o caminho para uma transição circular das cidades

Maio 23, 2018

RURBANlink– Ligações Circulares entre áreas urbanas e rurais

Maio 19, 2018

CEMOWAS2

Maio 14, 2018

Horta na Escola, Legumes no Prato

Abril 22, 2018