Clima

Lisboa Capital Verde 2020

O European Green Capital Award é uma distinção que reconhece o esforço e comprometimento das cidades no desenvolvimento de políticas de proteção do ambiente e desenvolvimento sustentável.

São diversos os parâmetros avaliados pelo júri de peritos europeus – mitigação e adaptação às alterações climáticas, transportes locais, áreas verdes urbanas e uso sustentável dos solo,; natureza e biodiversidade, qualidade do ar ambiente, qualidade do ambiente acústico, gestão e produção de resíduos, gestão da água para uso público, tratamento de águas residuais urbanas, eco inovação e emprego sustentável, performance energética e gestão ambiental integrada – tendo presente a sua evolução ao longo dos anos e, também, os planos para o futuro.

No dia 11 de janeiro de 2019 Lisboa foi distinguida com o galardão Capital Verde Europeia 2020. A Comissão Europeia valorizou, nomeadamente, o investimento estratégico na requalificação e criação de novas áreas verdes e corredores ecológicos, na promoção de uma política de cidade assente nas pessoas e para as pessoas, com destaque para a mobilidade pedonal e segura de vastas áreas da cidade, bem como os avanços e os compromissos assumidos em domínios como a descarbonização, a eficiência energética, a energia solar e a boa gestão da água e dos resíduos, entre outros.

A Lisboa E-Nova apoiou a candidatura do Município, tendo sido responsável pela elaboração e apoio técnico nas matérias referentes aos temas Clima, Transportes locais, Gestão da água, Gestão da água residual e Desempenho energético.

O Júri considerou Lisboa uma inspiração e um modelo para muitas cidades, realçando a importância desta caminhada rumo à sustentabilidade que teve início durante um período de crise económica, provando que a sustentabilidade e o crescimento económico andam de mãos dadas.

A Lisboa E-Nova integrou o Grupo de Operacionalização da Capital Verde, por Despacho Municipal n.º 70/P/2019 (Constituição da Equipa de Trabalho – «Lisboa Capital Verde Europeia 2020») e, neste sentido, participou na preparação, desenvolvimento, realização e gestão das iniciativas que integraram a programação de «Lisboa Capital Verde Europeia 2020».

No âmbito da programação, foi lançado o desafio às empresas, organizações, associações, instituições, públicas e privadas, para assumirem o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, hoje Plataforma Lisboa Sustentável Empresas, compromisso para a década 2020-30 em as entidades se comprometem, no âmbito da sua atividade, a adotar medidas que contribuam para alcançar as metas de sustentabilidade ESG (Enviromnental, Social and Governance) na cidade.

Programa
Creative Europe

Duração
1 ano

Página do Projeto
Visite aqui a página do projeto

Parceiros

Áreas de Atuação
Clima

Data de início
1 janeiro 2020

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018