Circular Construction Finance
O projeto CIRCOFIN, aprovado no âmbito do Programa Horizon Europe, reúne quatro cidades e regiões para promover a economia circular no sector da construção e dos edifícios através da Centro de Construção Circular (CCH).
Sendo o sector da construção um dos maiores consumidores de matérias-primas, é urgente encontrar soluções para a construção circular, principalmente o aumento da utilização de materiais secundários e a redução dos resíduos de demolição e construção.
Embora já existam Centro de Construção Circular CCH na Europa, estes não atingiram os seus objetivos de replicação, embora constituam uma solução eficaz para a transição da circularidade dos materiais de construção.
Neste contexto, Munique, Copenhaga, Escócia e Lisboa irão demonstrar que as CCH podem tornar-se projetos financiáveis em grande escala e proporcionar oportunidades de investimento lucrativas para os financiadores. Para tal,serão criados 4 CCH, desde a sua conceção física, infraestrutura digital, logística, modelos de negócio, modelos de operação e modelos financeiros, envolvendo o desenvolvimento de planos técnicos, comerciais e financeiros num volume total de investimento superior a 80 milhões de euros. Pretende-se, ainda, criar um banco de materiais físicos e infraestruturas digitais que constituam uma base de recursos para os requisitos da taxonomia da UE para a construção.
O projeto CIRCOFIN é coordenado pela Região Metropolitana de Munique e em Lisboa os parceiros serão a Lisboa E-Nova e a Gebalis.
A replicação e a implementação da medida têm como objetivo desencadear a adoção da Declaração das Cidades Circulares e da Missão Cidades da Missão 100 Cidades Inteligentes e com Impacto Neutro no Clima em 30 outras cidades e regiões da Circular Cities and Regions lnitiative (CCRI).