O desenvolvimento e a gestão sustentável das zonas de vida são fundamentais para a qualidade de vida dos habitantes do Mediterrâneo. Contudo, como se tem verificado nos últimos anos, as nossas Green Living Areas (espaços de vida) estão a tornar-se cada vez mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas, que são cada vez mais graves e frequentes.
É assim, fundamental, abordar os impactos negativos causados pela expansão das zonas urbanas, prejudiciais à saúde humana e o ambiente, nomeadamente a poluição atmosférica, o consumo de energia, a mobilidade, a segregação e estratificação, etc.
O projeto de governança Dialogue4LivingAreas desenvolve-se no âmbito da missão Green Living Areas, do Programa INTERREG Euro-MED e o seu objetivo é apoiar a cooperação efetiva de todos os participantes e partes interessadas nas missões do Programa, otimizar as condições para a transferência e a integração dos resultados dos projetos nas práticas e políticas públicas, a fim de melhorar a governação dentro e fora da área do Programa.
Principais eixos de atuação:
– Identificação das partes interessadas públicas, das políticas públicas e do potencial de coordenação;
– Promoção de intercâmbio entre as diferentes camadas institucionais e apoio à partilha e transferência de experiências
– Melhoria da coordenação estratégica a nível nacional, europeu e mediterrânico com os principais intervenientes políticos
As atividades desenvolvidas durante os 7 anos permitirão criar uma rede de conhecimento forte, que crescerá gradualmente quer pelo aumento do número de atores envolvidos, quer pelo alargando do âmbito das suas ações, com o objetivo de implementar uma comunidade de trabalho Euro-Mediterrânica de Green Living Areas com resultados em linha com as metas europeias para 2030.