Avaliação da sustentabilidade de sistemas geotérmicos superficiais para Lisboa. Estudos de caracterização do comportamento térmico e termomecânico dos solos da cidade.
A geotermia superficial surge como uma solução renovável e fiável para apoiar a descarbonização do edificado, num contexto urbano cada vez mais pressionado pelas alterações climáticas.
Em Lisboa, o potencial geotérmico existente permite utilizar a energia térmica do subsolo para aquecer e arrefecer edifícios de forma eficiente, contínua e com menor impacto ambiental. A integração destes sistemas, tanto em construções novas como no edificado existente, contribui para reduzir o consumo energético, as emissões de gases com efeito de estufa e melhorar a qualidade do ar, reforçando o caminho da cidade para um futuro mais sustentável, resiliente e verde.
O Projeto GeoSustained tem como objetivo o estudo do comportamento térmico dos solos de Lisboa, visando a avaliação da sustentabilidade de diferentes soluções de sistemas geotérmicos superficiais operando sob as condições climatéricas ocorrentes na cidade.
Pretende-se também estudar por via laboratorial e por modelação matemática a influência da temperatura no comportamento dos solos, na perspetiva da utilização mais eficiente e segura deste recurso.