O projeto MED COLOURS MEDiterranean COllaborative LOgistics for the URban Space, tem como objetivo a introdução e expansão para uma nova geração de logística urbana e planeamento que permita a transição para cidades descarbonizadas e inteligentes.
Através do desenvolvimento de novos Planos de Logística Urbana Sustentável (PLUS), o MED COLOURS irá planear soluções resilientes, sustentáveis, integradas e colaborativas orientadas para a inovação para as cidades, com o objetivo de reduzir os impactos negativos das atividades de transporte de mercadorias e logística nas áreas urbanas. A ambição do MED COLOURS é de permitir a distribuição urbana de mercadorias com baixo ou nenhum carbono em cidades da área de influência do Interreg Euro-MED.
A MED COLOURS validará conjuntamente 1) a estratégia de monitorização cruzada contínua dos PLUS, 2) novos PLUS resilientes, e 3) soluções-piloto para uma logística urbana inovadora e sustentável. O MED COLOURS apoia a transição digital e ambiental em seis cidades da área Interreg Euro-MED: Lisboa, Livorno, Cesena, Salónica, Koper e Lyon.
O MED COLOURS adotará uma nova abordagem ao planeamento de logística urbana, introduzindo novos conceitos de colaboração e soluções inovadoras.
A Lisboa E-Nova é o parceiro operacional do MED COLOURS para Lisboa, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa. A Lisboa E-Nova fornece conhecimentos especializados no processo de planeamento do PLUS e na implementação de uma solução piloto para um centro de consolidação logística urbana. A Lisboa E-Nova apoiará a implementação do piloto, desenvolvendo o modelo de negócio, os mecanismos de participação, a monitorização e a avaliação de impacto.
A Lisboa E-Nova tem competências para monitorizar processos nos sistemas urbanos e nas dimensões ambientais de Lisboa, incluindo as emissões de GEE (no âmbito do Plano de Ação Climática (PAC Lisboa 2030), Pacto de Autarcas, envolvimento de Lisboa na Missão da UE como uma cidade inteligente e neutra para o clima até 2030) e no desenvolvimento dos Observatórios Lisboa como uma ferramenta de monitorização e comunicação, incluindo o recente Observatório da Mobilidade.
A Lisboa E-Nova contribuirá para as atividades do projeto, envolvendo as partes interessadas relevantes e a sociedade civil e abordando os aspetos ambientais relacionados com o projeto a vários níveis (decisores, técnicos, etc.), no desenvolvimento de cenários de transição urbana, graças ao seu conhecimento sobre as várias áreas temáticas da missão “green living areas” (áreas verdes vivas), visando a prioridade “bacia mediterrânica mais verde”.
A Lisboa E-Nova estabeleceu também uma rede considerável de entidades importantes e uma vasta experiência na construção de pontes entre estas, quebrando silos e promovendo a integração entre diferentes setores da sociedade. A Lisboa E-Nova também procurará colaborar com os parceiros do projeto que desenvolvem, modelam e promovem mecanismos de envolvimento das partes interessadas, monitorizando e avaliando os impactos nos domínios do ambiente e da pegada de carbono.