BICI – Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure

Lisboa é uma das 10 entre 275 cidades concorrentes, de todo o mundo, distinguidas pelo Programa BICI, Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure, promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Global Designing Cities Initiative.

O projeto BICI de Lisboa visa aumentar, melhorar e tornar mais inclusiva a rede ciclável da cidade, e desenvolvê-la de forma participada. O projeto BICI de Lisboa pretende melhorar as ligações escolares através da melhoria da conectividade da rede ciclável da cidade para aumentar a repartição modal da bicicleta nas deslocações casa-escola e outras. O trabalho a desenvolver está alinhado com a estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável da Câmara Municipal de Lisboa, contribuindo para as metas de redução de emissões de CO2 estabelecidas no Plano de Ação Climática 2030 e para os objetivos da participação de Lisboa na Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras até 2030.

A candidatura e desenvolvimento do projeto BICI de Lisboa tem sido apoiado tecnicamente pela Lisboa E-Nova, que tem acompanhado a Câmara Municipal de Lisboa no desenvolvimento dos trabalhos, procurando promover o envolvimento social e a mobilidade limpa e saudável na cidade em geral e entre as comunidades escolares.

O programa BICI tem uma duração de 3 anos, terminando no final de 2025/início de 2026, contando com uma atribuição de 400.000 USD da Bloomberg Philanthropies para acelerar a entrega de projetos inovadores e complementar os respetivos investimentos na rede ciclável da cidade.

O lançamento do Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI) em Lisboa ocorre no dia 20 de setembro, contando com a presença das várias associações e entidades que apoiaram a candidatura e está aberta ao público em geral. Este lançamento integra-se na Semana Europeia da Mobilidade de 2023, visto que a proposta BICI de Lisboa pretende melhorar as condições para a mobilidade sustentável, através de mais e melhores ligações cicláveis na cidade com medidas concretas. Para este lançamento implementou-se uma ciclovia provisória, com 400 metros de extensão, entre a estação de bicicletas GIRA do Rossio e os Restauradores, de forma articulada com a recolha de dados de utilização e um inquérito aos utilizadores, para garantir uma implementação participada.

A GDCI é uma organização sem fins lucrativos, que depende da Bloobmerg Philanthropy Advisors, e é líder internacional especializada no apoio a projetos globais de alto impacto e iniciativas filantrópicas estratégicas, e tem como missão transformar ruas em todo o mundo. A GDCI convida as comunidades a imaginar o que é possível quando se projetam ruas que colocam as pessoas em primeiro lugar.

Mais informação sobre a iniciativa aqui.

Informação

PROGRAMA

BICI, Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure

INÍCIO

setembro de 2023

DURAÇÃO

36 meses

ORÇAMENTO TOTAL

400.000 USD

Loading