APRESENTAÇÃO

Promoção de Eficiência Energética entre Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico

Este Projeto tem como objetivos principais sensibilizar para a eficiência energética, promover a alteração de comportamentos e alcançar reduções efetivas de consumos elétricos a curto, médio e longo prazo, em Escolas do 1º Ciclo do Concelho de Lisboa. Para fomentar este objetivo, é promovida uma «Competição Inter-Escolar», contemplando a monitorização, em contínuo, dos consumos de eletricidade de vinte Escolas.
O Projeto assenta na monitorização de consumos, respetiva análise e formulação de recomendações, proporcionando uma participação efetiva de toda a comunidade escolar.


Ao aderir a este Projeto, as Escolas têm acesso, durante o ano letivo de 2014-2015, a uma inovadora combinação de 3 tipos de ferramentas tecnológicas:
1) Plataforma ENERescolas - aplicação interativa multimédia que explora um sistema de telecontagem instalado na Escola, bem como de variáveis ambientais interiores (temperatura, humidade relativa e teor de CO2), com jogos, vídeos, curiosidades, e muitas informações sobre energia;
2) Aplicação da Metodologia Gestor Remoto, através da qual são produzidos relatórios mensais com recomendações de implementação de medidas com impacto na fatura elétrica da Escola, orientada para os professores e funcionários;
3) Instalação de equipamentos de telecontagem (Kit Cloogy®) em residências de professores e encarregados de educação, de adesão voluntária, complementada com um sistema de apoio documental sobre a evolução dos consumos desenvolvido pela Lisboa E-Nova no âmbito do Projecto "Contadores Inteligentes para Decisões Eficientes".


A participação é gratuita e as Escolas beneficiam da instalação de um computador portátil e de um ecrã LCD que, sendo instalado em local de boa visibilidade e livre acesso, permite aos alunos, professores, encarregados de educação e funcionários, visualizar em tempo real, o consumo elétrico das Escolas e a sua evolução, bem como as variáveis ambientais monitorizadas (temperatura, humidade relativa e CO2). Este equipamento será oferecido às Escolas no final do projeto.


A participação pressupõe um acompanhamento contínuo por parte dos promotores da iniciativa, nomeadamente através da realização de:
• Sessões de formação interativa regular aos alunos das Escolas envolvidas;
• Ações de formação de professores;
• Sessões de esclarecimento aos professores e encarregados de educação que instalarem equipamentos de telecontagem nas suas residências.


Os resultados da Competição serão apurados em função de duas componentes:
• Poupança elétrica atingida, por comparação dos consumos elétricos por aluno do ano letivo 2014-2015 face ao ano letivo anterior. Como tal, os consumos elétricos mensais das Escolas nestes dois anos não devem apresentar variações significativas.
• Execução de 4 Desafios a desenvolver ao longo do ano letivo.


As 3 Escolas vencedoras receberão, adicionalmente, kits pedagógicos e científicos contendo equipamentos com o intuito de explorar a temática da energia. Mas não há melhor prémio que a participação!


As 20 escolas participantes cumprem os seguintes requisitos: pertencer ao Concelho de Lisboa, ter acesso wireless à Internet na Escola e possuir um contador de telecontagem.


Este Projeto insere-se nas iniciativas promovidas pela Plataforma Municipal de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Lisboa E-Nova, enquadrando-se nos seus objetivos e requisitos.


É promovido pela Lisboa E-Nova – Agência Municipal de Energia - Ambiente de Lisboa, em parceria com a empresa ISA - Intelligent Sensing Anywhere, S.A., e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e financiado no âmbito do PPEC 2013-2014 (Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

CONTACTOS
Lisboa E-Nova
Rua dos Fanqueiros Nº 38 – 2º Andar
1100-231 Lisboa

escolamais@lisboaenova.org
Tel.: 21 884 70 10
Fax.: 21 884 70 29
Promotor
Lisboa e-nova
Parceiro
ISA
Apoio
CML
Financiamento
CML