Skip to main content
search

Bairros Históricos Sustentáveis - O caso de Alfama

Resumo da Sessão:

O multifacetado bairro histórico de Alfama enfrenta atualmente vários desafios: o envelhecimento da população local ou os novos negócios que competem com o comércio local há muito estabelecido. O projeto alfa-AMA SSD – Bairros Inteligentes e Sustentáveis, tem como objetivo criar mecanismos para superar estes desafios e criar uma “Alfama mais sustentável e saudável para todos”, com especial enfoque na implementação de soluções sustentáveis integrando as alterações climáticas e a inovação no bairro.

Pretende-se alcançar este objetivo identificando e apoiando o desenvolvimento de soluções empresariais em Alfama, tendo por base uma abordagem com forte ênfase na inovação social como resultado de um processo participativo, no qual as soluções são definidas em co-criação com os cidadãos locais e diferentes partes interessadas e criando projetos integrados inovadores que adotam três áreas prioritárias (espaços públicos resilientes ao clima, mobilidade limpa e edifícios ecológicos) para fortalecer a economia local.

Neste Ponto de Encontro deu-se a conhecer este projeto e a sua Agenda, bem como a integração e articulação com os planos da Câmara Municipal de Lisboa e o projeto piloto previsto para o Páteo Dom Fradique.

A coordenação geral do projeto é assumida pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT NOVA), com financiamento do Climate KIC, no âmbito do programa Smart Sustainable Districts (SSD) – Bairros Sustentáveis e Inteligentes.

Programa do Ponto de Encontro:

  • Apresentação do projeto AlfAma (Julia Seixas (FCT) , Vera Gregório (Lisboa E-Nova)
  • Páteo Dom Fradique – Centro de sustentabilidade de Alfama Julia Seixas (FCT) , Vera Gregório (Lisboa E Nova)
  • Plano de pormenor de Alfama (Luis Ruivo/Inês Pereira – CML/DP)
  • Perguntas & respostas

Data
29 de maio 2018

Localização
CIUL 

Orador
Julia Seixas (FCT) , Vera Gregório (Lisboa E-Nova), Luis Ruivo/Inês Pereira, (CML/DP)

Horário
18h00 às 19h30

Apresentação

Moderador

Outras sessões

Setembro 13, 2022

Cidades Inteligentes e Analítica Urbana

Abril 19, 2018

Soluções, Aplicações, APPS para Sistemas de Mobilidade Multimodais

Abril 19, 2018

O Panorama das doenças respiratórias em Portugal – a Cidade de Lisboa

Leave a Reply