O desafio da reciclagem dos resíduos elétricos e eletrónicos

Dia: 19 de Abril

Horário: 17h45 às 19h30 (a sessão terá início com um lanche de boas vindas)

Orador: Pedro Nazareth (Amb3E)

Moderador: Ângelo Mesquita (Lisboa E-Nova)

Resumo da Sessão:
O fluxo dos resíduos eléctricos tem um conjunto de especificidades que devem merecer uma atenção particular dos vários intervenientes na sua cadeia de valor: metas progressivas e exigentes de recolha, tratamento e valorização, incorporação de substâncias perigosas, forte exposição às flutuações das matérias-primas e presença de materiais geoestratégicos.
Está inerentemente associado ao mercado dos equipamentos eléctricos e electrónicos novos, muito dinâmico, com ciclos de inovação e de substituição cada vez mais curtos, que promovem o rápido crescimento destes resíduos. É por isso dos fluxos de resíduos de maior volume de crescimento a nível mundial.
A reciclagem dos resíduos eléctricos é a operação principal da Rede Electrão da Amb3E, sendo determinante para o cumprimento dos requisitos legais e das metas nacionais e comunitárias. A actividade da Rede Electrão tem impactos significativos nas vertentes ambiental (prevenção da eliminação de resíduos e utilização eficiente de recursos), económica e social (devolução de matérias primas valiosas à economia e criação de empregos), constituindo-se num contributo relevante para a implementação dos princípios da Economia Circular.

 

A sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, sujeita a validação.

Participantes com Mobilidade Reduzida
No CIUL existem elevadores de acesso ao auditório. A sala conta com espaço para cadeiras de rodas.

Informação

Pedro Nazareth: ver CV

Pode consultar as apresentações deste evento na Página da Biblioteca.
Aceda aqui.

Local: CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa – Picoas Plaza – Rua do Viriato, 13, Núcleo 6-E 1º

Como chegar ao CIUL?  O CIUL fica situado no Centro Comercial Picoas Plaza (rua das instalações do Jornal Público). Dentro do Centro Comercial há uma praça interior ao ar livre, onde se situa a zona de restauração. O CIUL fica no 1º andar.

Autocarro – Carris: 727, 736, 738, 744, 783

Metro: Linha amarela – Estação Picoas

Wes Schweitzer Authentic Jersey