Skip to main content
search

O desafio da reciclagem dos resíduos elétricos e eletrónicos

Resumo da Sessão:
O fluxo dos resíduos eléctricos tem um conjunto de especificidades que devem merecer uma atenção particular dos vários intervenientes na sua cadeia de valor: metas progressivas e exigentes de recolha, tratamento e valorização, incorporação de substâncias perigosas, forte exposição às flutuações das matérias-primas e presença de materiais geoestratégicos.
Está inerentemente associado ao mercado dos equipamentos eléctricos e electrónicos novos, muito dinâmico, com ciclos de inovação e de substituição cada vez mais curtos, que promovem o rápido crescimento destes resíduos. É por isso dos fluxos de resíduos de maior volume de crescimento a nível mundial.
A reciclagem dos resíduos eléctricos é a operação principal da Rede Electrão da Amb3E, sendo determinante para o cumprimento dos requisitos legais e das metas nacionais e comunitárias. A actividade da Rede Electrão tem impactos significativos nas vertentes ambiental (prevenção da eliminação de resíduos e utilização eficiente de recursos), económica e social (devolução de matérias primas valiosas à economia e criação de empregos), constituindo-se num contributo relevante para a implementação dos princípios da Economia Circular.

Data
19 de abril 2016

Localização
CIUL 

Orador
Pedro Nazareth (Amb3E)

Horário
17h45 às 19h30

Apresentação

Moderador
Ângelo Mesquita (Lisboa E-Nova)

Outras sessões

Dezembro 28, 2021

Turismo e desenvolvimento sustentável dos territórios

Abril 19, 2018

Utilização de água reciclada na rega de espaços verdes em áreas urbanas

Abril 19, 2018

Casas Passivas – Uma Abordagem Construtiva

Leave a Reply