O Futuro da Eficiência Energética na Habitação

Dia: 11 de Setembro

Horário: 17h45 às 19h30 (a sessão terá início com um lanche de boas vindas)

Oradores: Hélder Gonçalves (LNEG) e Luís Caridade (MediaPrimer)

Moderador: Vera Gregório (Lisboa E-Nova)

O futuro da eficiência energética na habitação.
No futuro muito próximo a eficiência energética deverá ser contextualizada numa perspetiva mais abrangente, em interação sistémica com as redes e sistemas energéticos, e não só na clássica abordagem de melhoria da eficiência da envolvente dos edifícios e dos sistemas e equipamentos energéticos. O novo contexto dos NZEB terão uma influência decisiva na melhoria da Eficiência Energética nos Edifícios, mas a Interação com as redes e sistemas de armazenamento (Elétrico e Térmico) darão outra dimensão ao sector dos Edifícios.

Neste contexto, o projeto me2 tem como principal objetivo explorar as potencialidades de um novo mercado para vários atores urbanos na área da eficiência energética e da mobilidade elétrica. Assim, serão apresentados os resultados do caso piloto que decorreu em Lisboa e que teve como objetivo validar a plataforma tecnológica desenvolvida, analisar os hábitos dos consumidores finais e avaliar novos modelos de negócio que integrem as suas necessidades de poupança. Nas soluções ensaiadas no projeto me2, o consumidor final tem um papel central, onde o sentido de pertença a uma comunidade local o torna mais proativo na gestão dos seus consumos de eletricidade.

 

A sessão é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, sujeita a validação.

Participantes com Mobilidade Reduzida
No CIUL existem elevadores de acesso ao auditório. A sala conta com espaço para cadeiras de rodas.

Informação

Helder Gonçalves: ver Breve Biografia

Pode consultar as apresentações deste evento na Página da Biblioteca.
Aceda aqui.

Como chegar ao CIUL?  O CIUL fica situado no Centro Comercial Picoas Plaza (rua das instalações do Jornal Público). Dentro do Centro Comercial há uma praça interior ao ar livre, onde se situa a zona de restauração. O CIUL fica no 1º andar.

Autocarro – Carris: 727, 736, 738, 744, 783

Metro: Linha amarela – Estação Picoas

Wes Schweitzer Authentic Jersey