menu
MENU

DOCUMENTOS DE APOIO

Livro Escola+ 2014/2015

E-Book
“Escola + Um projeto, vários desafios”

Esta publicação, também acessível para visualização nas Plataformas PC (Windows e Apple), Android e iOs, resulta do Projeto Escola + (2014-2015), sintetizando as experiências das escolas participantes, relatando as ações de maior sucesso, mostrando os resultados da competição, as poupanças obtidas e as diversas ações que neste ambiente contribuíram para a redução de consumos energéticos. Apresentando ainda exemplos de vídeos, imagens, apresentações dos trabalhos realizados e alguns testemunhos.

ver E-Book online
ver E-Book (versão win)
ver E-Book (versão mac)

Eco-caderneta

Eco-caderneta
Eco - Bairro Boavista Ambiente +

Eco-Caderneta com sugestões de redução de consumos domésticos, com os contributos e as experiências especializadas da Gebalis, da EPAL, da Lisboa E-Nova, da EDP, da Galp Energia e da ARMABB para poder servir cada morador como manual de participação em seu benefício próprio, quer do Bairro da Boavista como da cidade de Lisboa.

ver pdf

Livro

Livro
“O ambiente nas nossas mãos...”

Este livro é um indutor pedagógico de cariz ambiental, tendo como quadro de referência o contexto urbano, as temáticas ambientais, energéticas e os valores de uma cidadania ativa… Pretende incentivar os mais jovens, a descobrir Lisboa, a conhecer a sua biodiversidade, a desenvolver o interesse pela participação na vida coletiva, elementos indissociáveis de uma educação para a sustentabilidade. O livro está disponível para download no site da Lisboa E-Nova na versão PDF e versão E-Book(para Windows, MacOSX, iPAD e Android).

ver website

Guia

Guia prático para a casa eficiente
(EDP)

Contém área dos professores, com informação acerca das fontes de energia, eficiência energética, mobilidade sustentável e pegada energética, e área dos alunos, com informação, animações e jogos, também relacionados com a temática da energia.

ver pdf

Livro

Manual de boas práticas -
Projeto contadores inteligentes para decisões eficientes

(Manual boas praticas contadores inteligentes)

Manual produzido em resultado do Projeto da Lisboa E-Nova, financiado pela ERSE, “contadores inteligentes para decisões eficientes”. Pretende ser um documento de auxílio ao consumidor, ajudando-o a poupar energia e dinheiro, e adicionalmente, a ter uma atitude mais consciente e responsável face aos desmandos do sector.

ver pdf

Livro

Guia da Eficiência Energética /
Eficiência energética na escola e em casa

(ADENE)

“Ao promover a eficiência energética está a contribuir para um mundo melhor e mais sustentável. Algumas medidas de eficiência energética são amplamente conhecidas por serem do senso comum, como por exemplo apagar a luz quando não estamos numa divisão da casa. Outras decorrem da evolução tecnológica e não estão ao alcance de todos os cidadãos, nomeadamente a possibilidade de produzirmos energia doméstica. Este guia apresenta algumas medidas que o podem ajudar a utilizar a energia de uma forma mais eficiente e moderada. Se praticarmos diariamente um consumo mais racional, cada um de nós poderá contribuir ativamente para a eficiência global da energia.”

ver guia

Folheto informativo com “mind map” que ajuda a verificar onde e como poupar energia na escola e em casa.

ver folheto

Outros documentos

Onde Estamos

Saiba onde estamos

Rua dos Fanqueiros Nº 38
2º Andar Lisboa

Telefone

Ligue-nos

21 884 70 10

Email

Envie-nos uma mensagem

escolamais@lisboaenova.org

Promotor

Apoio

Financiamento