Serviços dos Ecossistemas e da Gestão da Biodiversidade Urbana

Dia: 23 Fevereiro 2021

Horário: 14h30 às 15h30 (via zoom)

Oradores: Nuno Oliveira (NBI – Natural Business Intelligence) e Inês Freire (Coordenadora Projeto Life Lungs)

Moderador: Victor Vieira (CML)

Resumo da Sessão:

O tema dos Serviços dos Ecossistemas e da Gestão da Biodiversidade Urbana tem vindo a ser desenvolvido mais intensamente nos últimos 20 anos, mas terá sido nos mais recentes 5 anos que deu um salto exponencial com os temas das Soluções de Base Natural (Nature-Based Solutions), agroecologia urbana e das infraestruturas ecológicas (Blue-Green Infrastructures).

Adicionalmente, é possível conhecer e gerir, hoje, os serviços dos ecossistemas das áreas urbanas e da envolvente com muito mais capacidade e operacionalidade graças a ferramentas de avaliação e valoração socioecológicas e económicas que cresceram no meio académico, mas estão agora a ganhar maturidade para serem aplicadas a cidades de várias escalas, desde Miranda do Douro a Lisboa.

A gestão estratégica de serviços dos ecossistemas, como a regulação de carbono e da rede hidrológica até à conservação de espécies ameaçadas de fauna e flora, passando pela adaptação microclimática, começa a sair dos papers e a entrar nos PDM.

O advento desta nova era de análise e avaliação socioecológica e económica da Natureza em meio urbano poderá permitir às áreas urbanas evoluir do “business as usual” para o ‘business as Natural.

Enquadrado no tema principal da sessão, será também feita uma abordagem ao projeto LIFE LUNGS, cujo objetivo principal é implementar a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), contribuindo com a implementação de infraestrutura verde urbana, como uma ferramenta de adaptação às alterações climáticas, e promovendo e desenvolvendo paralelamente serviços de ecossistemas.

Informação

Email11k
Facebook
Facebook
Twitter20
Youtube0
Youtube
LinkedIn20
LinkedIn

 780 total views

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x