Skip to main content
search

Eficiência Energética da Escola à Comunidade - Projeto PPEC Escola + Eficiente

Resumo da Sessão:
Depois do sucesso da primeira edição do projeto Escola + em 20 escolas de Lisboa (PPEC 2013-2014), concluído em junho de 2015, está em marcha uma segunda edição desta iniciativa de Educação para o Ambiente e para o Desenvolvimento Sustentável, para o ano letivo 2017-2018. Este projeto, intitulado Escola + Eficiente, é promovido pela Lisboa E-Nova, com o financiamento da ERSE (PPEC 2017-2018) e com apoio dos Municípios de Lisboa, Amadora e Sintra. Tendo como principais objetivos a sensibilização para a eficiência energética e a promoção da alteração de comportamentos, visa também alcançar reduções efetivas de consumos elétricos em 21 Escolas do 1º Ciclo destes Municípios (7 por Município).
De forma a alcançar os objetivos propostos, é explorada de uma forma colaborativa e dinâmica, a temática da eficiência energética em contexto escolar, envolvendo ativamente os participantes através de um conjunto de formas criativas:
1) Promoção de uma competição inter-escolar no ano letivo 2017-2018;
2) Formação e sensibilização de toda a comunidade escolar (alunos, professores, encarregados de educação e funcionários da escola);
3) Monitorização, em contínuo, durante um ano letivo, dos consumos de eletricidade das escolas envolvidas, com disponibilização de ferramentas tecnológicas que apoiam à visualização e compreensão destes dados.

Esta edição pretendeu ser mais abrangente, ao nível geográfico, mas também envolvendo a comunidade local de cada escola através das respetivas Juntas de Freguesia, promovendo poupanças em edifícios de serviços de pequena dimensão.

Data
20 Março 2018

Localização
CIUL 

Orador
Diana Henriques e Luís Cruz (Lisboa E-Nova) e Mª João Benquerença (VPS)

Horário
18h00 às 19h30

Apresentação

Moderador

Outras sessões

Abril 17, 2018

Objetivos de desenvolvimento sustentável

Junho 20, 2022

Superar os Desafios Atuais da Transição Climática

Abril 17, 2018

O Futuro da Eficiência Energética na Habitação

Leave a Reply