Escola + Eficiente – Eficiência Energética da Escola à Comunidade

A Lisboa E-Nova está a promover o Projeto “ESCOLA+ Eficiente – Eficiência Energética da Escola à comunidade”, financiado pela ERSE no âmbito do PPEC 2017-2018 e com o apoio dos Municípios de Lisboa, Amadora e Sintra.

Após os bons resultados atingidos no Projeto Escola+ (PPEC 2013-2014), implementado em 20 escolas no Concelho de Lisboa, pretende-se com o Projeto “Escola + Eficiente” alargar o seu espectro de atuação, integrando também os Municípios da Amadora e Sintra e atuando assim em 21 escolas (7 por Município). Pretende-se ainda nesta edição envolver a comunidade, promovendo poupanças em edifícios de serviços de pequena dimensão através das 16 Juntas de Freguesia da área de abrangência das escolas participantes.

 

Neste âmbito, explora-se, de uma forma colaborativa e dinâmica, a temática da eficiência energética em contexto escolar, envolvendo ativamente os participantes através de um conjunto de formas criativas:
1)    Promoção de uma competição inter-escolar no ano letivo 2017-2018;
2)    Formação e sensibilização de toda a comunidade escolar (alunos, professores, encarregados de educação e funcionários da escola);
3)     Monitorização, em contínuo, durante um ano letivo, dos consumos de eletricidade das escolas envolvidas.
Para tal são utilizadas as seguintes ferramentas tecnológicas:
•  Plataforma BeWatt;
• 
Aplicação da metodologia Gestor Remoto;

  • Sistema Display(que envolve um computador portátil e um ecrã LCD).

 

Os resultados da competição serão apurados em função de duas componentes:

  • A poupança elétricaatingida, por comparação dos consumos elétricos do ano letivo 2017-2018, por aluno, face ao ano letivo anterior.
  • realização de 4 Desafiosa desenvolver ao longo do ano letivo.

 


As 3 escolas vencedoras (uma por Município) recebem, adicionalmente, kits pedagógicos e científicos contendo equipamentos com o intuito de explorar a temática da energia.

Informação

PROGRAMA

PPEC – Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (2017-2018)

INÍCIO

1 janeiro de 2017

DURAÇÃO

24 meses

Promotor

Lisboa E-Nova (Portugal)

Apoio

Câmara Municipal de Lisboa
Amadora
Sintra

Financiamento

ERSE