Mochila Verde

Este Projeto Pedagógico de cariz ambiental, promovido no âmbito da PMEDS pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Lisboa E-Nova, é uma experiência-piloto com a duração de quatro anos, dirigida a alunos que iniciem o 1º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Escolas Públicas do Concelho de Lisboa. Tendo como quadro de referência o contexto urbano, as temáticas ambientais, energéticas e os valores de uma cidadania ativa, visa, em última instância, incentivar os mais jovens a descobrir Lisboa, a conhecer a sua biodiversidade, a desenvolver o interesse pela participação na vida coletiva, elementos indissociáveis de uma Educação para a Sustentabilidade.

A «Eco-Mochila» é entregue aos alunos das Escolas aderentes, contendo recursos educativos que visam incentivar a aquisição de competências em EDS. Os alunos recebem anualmente novos componentes da Mochila, que funcionam como indutores pedagógicos / didáticos do «Programa de Projeto», elaborado pelos Professores aderentes.

Os docentes participam numa Ação de Formação, acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o objectivo de os integrar na temática, motivar e capacitar para o desenvolvimento de atividades pedagógicas na área da EDS. A Experiência-Piloto é avaliada periodicamente e no final do Projeto.

No Ano Lectivo de 2013/2014, fase inicial do Projeto, a “Mochila Verde” integrou os seguintes materiais: Livro “O Ambiente nas Nossas Mãos – 20 ideias, muitos gestos!” – Edição Especial; o Caderno de Campo, um Cantil de água com bússola (oferecido pela EPAL) e o Livro “Dona Poupança e o Jardim dos Valores” (oferecido pela Fundação Montepio).

No 2º ano do Projeto (2014/15), os alunos receberam os novos componentes pedagógicos da Mochila: Binóculos e manual adaptado aos objetivos do Projeto; “Guia Ilustrado de Vinte e Cinco Árvores de Lisboa” (edição CML) e “Jogo das Áreas Protegidas de Portugal Continental” (produção ICNF).

No 3º ano (2015/16), foram oferecidos o “Guia Ilustrado de Vinte e Cinco Aves de Lisboa” (CML/Lisboa E-Nova, editado no âmbito do Projeto), kit Explorador com bússola e lupa e a brochura “Água é Património” (EPAL).

No último ano do projeto, que decorreu no ano letivo 2016/2017 , os alunos receberam novos componentes pedagógicos: uma Lanterna a Dínamo e o Livro “Contos da Dona Terra”, entre outros materiais passíveis de serem angariados. Os docentes receberam novas fichas Pedagógicas (“Fauna na cidade” e “Eficiência Energética”).

Os Professores Aderentes recebem ainda um conjunto de materiais de apoio (kit Professor): Fichas Pedagógicas (disponíveis para download em baixo), a Edição Especial do livro “O Ambiente nas Nossas Mãos: 20 ideias, muitos gestos…”, e os Guias de Monsanto, dos Jardins de Lisboa e do Tejo, editados pela CML, entre outros livros e materiais diversos.

Os participantes beneficiam de várias saídas de campo/atividades em sala de aula ao longo do ano: Parque Monsanto, Espaço a Brincar, Museu Berardo, Quinta pedagógica dos Olivais, observação de aves no Rio Trancão, sessão sobre projeto “Saldanha Salva os Oceanos”.

Aderiram ao Projeto “Mochila Verde”, que abrange cerca de 425 alunos, os seguintes Agrupamentos de Escolas: Restelo, Santa Maria dos Olivais e Gil Vicente. No ano letivo 2014-2015 foram incluídas 3 turmas  do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia de Lisboa).

Projeto Mochila Verde

Informação

Folha 1
Maio 2014

Folha 2
Julho 2014

Folha 3
Novembro 2014

Folha 4
Abril 2015

Folha 5
Julho 2015

Apoios

Caixa Geral de Depósitos
Caixa Geral de Depósitos
Enercast, GMBH (Alemanha)
Enercast, GMBH (Alemanha)
SimTejo
SimTejo
CTT
CTT
Amb3e
Amb3e
Emel
Emel
assoc_adene
DGEG
DGEG
EPAL
EPAL
Banco Montepio
Banco Montepio
Fundação EDP
Fundação EDP