Energia

Reabilitação Sustentável para Lisboa

O projeto Reabilitação Sustentável para Lisboa decorreu entre 2009 e 2010 e teve como objetivo promover o alargamento da prática de reabilitação sustentável do ponto de vista de desempenho energético do meio edificado.

Tendo por base o enquadramento legal estabelecido pela resolução do Conselho de Ministros nº 80/2008 de 20 de maio, que aprova o Plano Nacional de Ação para a eficiência Energética e pelos diplomas relativos ao desempenho energético de edifícios:

  • Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios;
  • Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização dos Edifícios;
  • Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios.

No âmbito deste projeto, foram analisados 4 edifícios, representativos de 4 tipologias de construção de Lisboa, visando assim abranger uma franja significativa do parque habitacional de Lisboa, relativamente aos quais foram desenvolvidos Manuais de Boas Práticas.

Os edifícios foram caracterizados sob o ponto de vista do seu desempenho energético, tendo sido posteriormente identificada a matriz de oportunidades de intervenção em cada edifício ao nível da envolvente, da substituição de equipamentos e sistemas de iluminação e da integração de tecnologias de energias renováveis. Todas estas medidas foram analisadas com base numa análise custo-benefício, considerando as mais valias económicas e ambientais das intervenções.

Paralelamente foram certificadas 5 frações nestes edifícios, quatro habitacionais e uma de serviços, no sentido de completar os resultados com o procedimento legal obrigatório em situações de grandes reabilitações, ou seja, certificando energeticamente a fração em causa.

Os resultados deste trabalho, bem como os certificados energéticos das frações foram compilados e estão disponibilizados sob a forma de 4 Manuais de Boas Práticas na Reabilitação Sustentável de Edifícios, focando exclusivamente a melhoria do desempenho energético dos mesmos.
Estes manuais abordam ainda o contexto da Reabilitação, do ponto de vista do enquadramento legislativo, da submissão do processo de reabilitação ao nível do licenciamento municipal e programas de apoio à reabilitação de edifícios.

Programa
Reabilitação Sustentável para Lisboa

Duração
20 meses

Página do Projeto

Parceiros

Áreas de Atuação
Energia

Data de início
Janeiro de 2009

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018