Em Lisboa o sector da mobilidade representa grande percentagem das emissões de gases com efeito de estufa.
Neste sentido a Lisboa E-Nova promoveu ao longo de vários anos a iniciativa Bike To Work / Um dia a Pedalar, Porque Não, para a promoção de uma mobilidade mais suave.
Integrada na Semana Europeia da Mobilidade esta iniciativa visou sensibilizar empresas e trabalhadores para a necessidade de reduzir os impactos ambientais da mobilidade urbana e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade sustentável, nomeadamente a suave, proporcionando a muitos a possibilidade de experimentar uma deslocação de bicicleta pela cidade, enquadrada numa iniciativa conjunta.
A iniciativa tinha duas ações paralelas, um passatempo (as empresas inscreviam-se, criam dinâmicas internas para promoverem a utilização da bicicleta junto dos seus colaboradores, tendo em vista a participação no passatempo e habilitando-se aos prémios) e uma Ação de Rua que tinha como objetivo congratular e incentivar todos os que aí passem de bicicleta, chamando a atenção dos automobilistas e da comunicação social para a temática da mobilidade sustentável.
Em 2011 deu-se o arranque experimental da iniciativa, dirigindo-a apenas aos trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa. Em 2012, pelo interesse demonstrado por parte do tecido empresarial, foi decidido alargar às empresas/instituições sediadas ou com instalações no Concelho de Lisboa. Foram seis edições realizadas, a última delas em 2023.