Projecto Escola+

Projecto Escola+

Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, em parceria com a empresa ISA Energy, e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, desenvolveu durante o ano letivo 2014-2015 o Projeto ESCOLA+ Promoção de Eficiência Energética entre Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este Projeto teve como objetivos principais sensibilizar para a eficiência energética, promover a alteração de comportamentos e alcançar  reduções efetivas de consumos elétricos a curto, médio e longo prazo, em escolas do 1º Ciclo do Concelho de Lisboa. Para fomentar este objetivo, foi promovida uma «Competição Inter-Escolar», contemplando a monitorização, em contínuo, dos consumos de eletricidade de vinte escolas (regulamento).
O Projeto assentou na monitorização de consumos, respetiva análise e formulação de recomendações, proporcionando uma participação efetiva de toda a comunidade escolar.

As vinte escolas tiveram acesso a uma inovadora combinação de 3 tipos de ferramentas tecnológicas:

1) Plataforma EnerEscolas –  aplicação interativa multimédia que explora um sistema de telecontagem instalado na escola, bem como de variáveis ambientais interiores (temperatura, humidade relativa e teor de CO2), com jogos, vídeos, curiosidades, e muitas informações sobre energia (veja aqui a versão de demonstração);

2) Aplicação da Metodologia Gestor Remoto, através da qual são produzidos relatórios mensais com recomendações de implementação de medidas com impacto na fatura elétrica da escola, orientada para os professores e funcionários;

3) Instalação de equipamentos de telecontagem em residências de professores e encarregados de educação, de adesão voluntária, complementada com um sistema de apoio documental sobre a evolução dos consumos desenvolvido pela Lisboa E-Nova no âmbito do Projecto “Contadores Inteligentes para Decisões Eficientes”.

A participação foi gratuita e as escolas beneficiaram da instalação de um computador portátil e de um ecrã LCD que permitiu aos alunos, professores, encarregados de educação e funcionários, visualizar em tempo real, o consumo elétrico das escolas e a sua evolução, bem como as variáveis ambientais monitorizadas (temperatura, humidade relativa e CO2).

A participação pressupõs um acompanhamento contínuo por parte dos promotores da iniciativa, nomeadamente através da realização de:
• Sessões de formação interativa (mensal) a todos os alunos das escolas envolvidas;
• Ações de formação ministradas aos professores por formadores certificados;
•Sessões de esclarecimento aos professores e encarregados de educação que instalarem equipamentos de telecontagem nas suas residências.

Os resultados da Competição foram apurados em função de duas componentes:
• Poupança elétrica atingida, por comparação dos consumos elétricos por aluno do ano letivo 2014-2015 face ao ano letivo anterior.
• Execução de 4 Desafios a desenvolver ao longo do ano letivo: 1º) Maquete de uma “Escola eficiente”; 2º) Trabalho de casa realizado com encarregados de educação; 3º) Lista de medidas de eficiência energética e 4º) Reportagem sobre o trabalho desenvolvido pela escola durante o Projeto.

As 3 Escolas vencedoras receberam, adicionalmente, kits pedagógicos e científicos contendo equipamentos com o intuito de explorar a temática da energia. Mas não há melhor prémio que a participação!

O Projeto Escola+ terminou juntamente com o ano letivo 2014/2015. Em média, as 20 escolas pouparam 2,5% por aluno, tendo as melhores classificadas atingido poupanças entre 13% e 29%, sobretudo através das suas alterações comportamentais. Não considerando o consumo de uma das escolas que aumentou significativamente, uma vez que a sua cantina começou a funcionar no último ano, a média de poupança das restantes 19 escolas passa a ser de 4,5%.
O projeto chega ao fim mas estamos confiantes que a poupança de energia continuará!

Este Projeto foi financiado no âmbito do PPEC 2013-2014 (Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Consulte o E-Book com os resultados do Projeto Escola + “Um projeto, vários desafios”

Documento em PDF: PDF.

 

Visite o site: http://www.lisboaenova.org/escolamais

Promotor do Projeto:                         Apoio Financeiro: 

alt                            alt

Parceiro do Projeto:                       Outros Apoios:

                           alt