O LOCATIONS foi financiado maioritariamente pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do INTERREG-Mediterranean. O consórcio foiconstituído por mais de 20 organizações e instituições de Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Albânia. Nele estiveram também envolvidas sete cidades portuárias: Lisboa, Málaga, Ravena, Trieste, Rijeka, Zadar e Durres.
Adicionado: O projeto visou apoiar cidades com portos que recebessem navios de cruzeiro, na elaboração de Planos de Mobilidade e Transporte de Baixo Carbono com medidas (pessoas e logística) dedicadas à mitigação do impacto do turismo de cruzeiros, contribuindo para descongestionar o trânsito da cidade e para reduzir a poluição local e as emissões de CO2.
Adicionado: A Lisboa E-Novafoi a entidade coordenadora do grupo de trabalho responsável pela capitalização do projeto LOCATIONS (Low-carbon Transport in Cruise Destination Cities). Até outubro de 2019, o consórcio apoiou as autoridades locais na criação de planos de mobilidade ligados às operações e serviços dos navios de passageiros e desenvolveu propostas de medidas específicas que otimizassem as operações de carga e descarga portuária. Lisboa foi uma das primeiras cidades a ter um destes planos, o qual foi desenvolvido pela Lisboa E-Nova e pela Câmara Municipal de Lisboa.
Adicionado: No decurso dos trabalhos do LOCATIONS foram desenvolvidos pacotes modulares de propostas adaptáveis e capazes de responder às necessidades específicas de cada uma das cidades portuárias envolvidas no projeto. As medidas a adotar incidiram na redução dos impactos ambientais, na descongestão do tráfego nas áreas urbanas e redução da poluição. As mudanças de comportamento individuais foi outro dos objetivos do consórcio: passageiros e viajantes foram convidados a adotar comportamentos que contribuíssem para melhoria da qualidade de vida das cidades.
Adicionado: A fase de capitalização plena do LOCATIONS teve início após julho de 2018, data de conclusão do processo de desenvolvimento, teste e avaliação dos planos de transporte e redução da emissão de gases com efeito de estufa.
Adicionado: Os trabalhos coordenados pela Lisboa E-Nova tiveram como objetivo a preparação de procedimentos e mecanismos de financiamento viáveis para a implementação dos planos elaborados e o apoio à capitalização e replicação de onze novos planos de transporte em regiões e países não previstos na fase inicial do projeto.
Adicionado: Vídeo de apresentação dos resultados do projeto.
Adicionado: Vídeo Concurso Internacional – “Locations – how can we fight climate change?”
Adicionado: Visite aqui a página do projeto