Este Projeto Pedagógico de cariz ambiental, promovido pela Lisboa E-Nova e pela Câmara Municipal de Lisboa, foi uma experiência-piloto com a duração de quatro anos, dirigida a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Escolas Públicas do Concelho de Lisboa, acompanhando o seu percurso do 1º ao 4º ano. Abrangeu cerca de 425 alunos dos Agrupamentos de Escolas do Restelo, Santa Maria dos Olivais e Gil Vicente e 3 turmas do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia de Lisboa).
Tendo como quadro de referência o contexto urbano, as temáticas ambientais, energéticas e os valores de uma cidadania ativa, visou, incentivar os mais jovens a descobrir Lisboa, a conhecer a sua biodiversidade, a desenvolver o interesse pela participação na vida coletiva, elementos indissociáveis de uma Educação para a Sustentabilidade (EDS).
A «Eco-Mochila» foi entregue aos alunos das Escolas aderentes, contendo recursos educativos para incentivar a aquisição de competências em EDS (Cadernos de Campos, Fichas de Atividades, Bússola, Lanterna, binóculos, livros e jogos). Os alunos receberam anualmente novos componentes da Mochila, funcionando como indutores pedagógicos / didáticos do «Programa de Projeto», elaborado pelos Professores aderentes.
Os participantes beneficiaram de várias saídas de campo e atividades em sala de aula ao longo do ano, por exemplo: visitas ao Parque Monsanto, Espaço a Brincar, Museu Berardo, Quinta pedagógica dos Olivais, Museu da Eletricidade, Jardim da Estrela, Quinta do Zé Pinto, observação de aves no Rio Trancão, entre outras atividades.