Clima

Mochila Verde

Este Projeto Pedagógico de cariz ambiental, promovido pela Lisboa E-Nova e pela Câmara Municipal de Lisboa, foi uma experiência-piloto com a duração de quatro anos, dirigida a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, de Escolas Públicas do Concelho de Lisboa, acompanhando o seu percurso do 1º ao 4º ano. Abrangeu cerca de 425 alunos dos Agrupamentos de Escolas do Restelo, Santa Maria dos Olivais e Gil Vicente e 3 turmas do Centro de Educação e Desenvolvimento Jacob Rodrigues Pereira (Casa Pia de Lisboa).

Tendo como quadro de referência o contexto urbano, as temáticas ambientais, energéticas e os valores de uma cidadania ativa, visou, incentivar os mais jovens a descobrir Lisboa, a conhecer a sua biodiversidade, a desenvolver o interesse pela participação na vida coletiva, elementos indissociáveis de uma Educação para a Sustentabilidade (EDS).

A «Eco-Mochila» foi entregue aos alunos das Escolas aderentes, contendo recursos educativos para incentivar a aquisição de competências em EDS (Cadernos de Campos, Fichas de Atividades, Bússola, Lanterna, binóculos, livros e jogos). Os alunos receberam anualmente novos componentes da Mochila, funcionando como indutores pedagógicos / didáticos do «Programa de Projeto», elaborado pelos Professores aderentes.

Os participantes beneficiaram de várias saídas de campo e atividades em sala de aula ao longo do ano, por exemplo: visitas ao Parque Monsanto, Espaço a Brincar, Museu Berardo, Quinta pedagógica dos Olivais, Museu da Eletricidade, Jardim da Estrela, Quinta do Zé Pinto, observação de aves no Rio Trancão, entre outras atividades.

Áreas de Atuação
Clima

Data de início
Ano letivo 2013/2014

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018