Mobilidade

PARK4SUMP

A gestão do estacionamento é, sem dúvida, uma parte importante do planeamento da mobilidade urbana sustentável (SUMP) para qualquer cidade. Está demonstrado que uma correta gestão do estacionamento nas cidades gera diversas mais valias, entre as quais se destaca por exemplo a influência na libertação do espaço público, permitindo o uso do mesmo de forma mais benéfica, o apoio às empresas locais, a redução do chamado trânsito-parasita, a geração de receitas, o aumento da segurança a nível local, ou até mesmo o suporte à criação de um planeamento urbano com vista a tornar as cidades mais atraentes para os seus cidadãos e para quem as visita. No entanto, apesar destes benefícios é claramente um dos segmentos mais subdesenvolvidos para a grande maioria das cidades europeias.

O PARK4SUMP foi um projeto, apoiado pelo Programa Europeu Horizonte 2020, que pretendeu atuar exatamente nesta questão. Para tal, o seu conceito global centrou-se na definição dos melhores modelos de gestão de estacionamento, tirando partido dos diferentes contextos e realidades das cidades Europeias para garantir uma abordagem holística às diferentes áreas da mobilidade. Como principal objetivo, pretendeu-se apoiar e incentivar estilos de vida mais sustentáveis e menos dependentes dos tradicionais veículos automóveis, através da criação de políticas e formas de planeamento inovadoras e que permitissem otimizar a utilização das infraestruturas existentes. Contribui-se para a definição de políticas de estacionamento que permitissem melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e empresas nas cidades e, com isso, tornar as cidades mais sustentáveis.

O PARK4SUMP contou com a participação da Lisboa E-Nova, como representante da cidade de Lisboa, num consórcio que foi liderado pela MOBIEL21, uma PME especializada em mobilidade sustentável.

No decorrer do projeto, a Lisboa E-Nova, juntamente como a EMEL, promoveram a implementação de pilotos e ações demonstrativas na cidade, abordando e testando diferentes soluções.

Programa
Horizonte 2020 – MG-4.1-2017Increasing the take up and scale-up of innovative solutions to achieve sustainable mobility in urban areas

Duração
36 meses

Página do Projeto
Visite aqui a página do projeto

Parceiros

Áreas de Atuação
Mobilidade

Data de início
Maio de 2018

Orçamento Total

Conheça mais Projetos

EUCLID – Euro-med Community for Green Living Areas

Maio 22, 2018

HUB-IN – Hubs of Innovation and Entrepreneurship for the Transformation of Historic Urban Areas

Maio 17, 2018

SUSHI – SUStainable HIstoric city districts

Maio 14, 2018

Lisboa Capital Verde 2020

Maio 9, 2018

Biodiversidade Lisboa 2020

Maio 9, 2018

C-Tech – Climate driven Technologies for Low Carbon Cities

Maio 7, 2018

alfa-AMA SSD

Maio 5, 2018

Rehabilite

Maio 1, 2018

Mochila Verde

Maio 1, 2018

ProSTO – Best Practice Implementation of Solar Thermal Obligations

Abril 27, 2018

Reutilização de águas residuais tratadas em Lisboa

Abril 15, 2018