A Lisboa E-Nova promoveu entre 2017 e 2019 o Projeto “ESCOLA+ Eficiente – Eficiência Energética da Escola à comunidade”, financiado pela ERSE no âmbito do PPEC 2017-2018 e com o apoio dos Municípios de Lisboa, Amadora e Sintra.
Após os bons resultados atingidos no Projeto Escola+ (PPEC 2013-2014), implementado em 20 escolas no Concelho de Lisboa, o Projeto “Escola + Eficiente” alargou a sua área de atuação, integrando os Municípios de Amadora e Sintra, atuando assim em 21 escolas (7 por Município), entre o sector público, privado e IPSS. Estiveram diretamente envolvidos 4331 alunos, 266 professores, abrangendo cerca de 13800 membros da comunidade escolar. Pretendeu-se ainda nesta edição envolver a comunidade, promovendo poupanças em edifícios de serviços de pequena dimensão através das Juntas de Freguesia da área de abrangência das escolas participantes.
O projeto Escola + Eficiente teve como objetivos principais sensibilizar para a eficiência energética, promover alterações comportamentais e reduções efetivas de consumos elétricos a curto, médio e longo prazo, em Escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico dos Concelhos de Lisboa, Amadora e Sintra.
Para alcançar os objetivos propostos foi explorada, de uma forma colaborativa e dinâmica, a temática da eficiência energética em contexto escolar, envolvendo ativamente os participantes através de um conjunto de formas criativas:
- Promoção de uma competição inter-escolar no ano letivo 2017-2018;
- Formação e sensibilização de toda a comunidade escolar (alunos, professores, encarregados de educação e assistentes operacionais da escola);
- Monitorização, em contínuo, durante um ano letivo, dos consumos de eletricidade das escolas envolvidas.
Durante o período da competição foram avaliados dois parâmetros: Os Desafios e a Poupança Elétrica. As 3 escolas vencedoras (uma por Município) receberam, adicionalmente, kits pedagógicos e científicos contendo equipamentos com o intuito de explorar a temática da energia.
Visite aqui a página do Projeto anterior, Escola +