Este projeto pretende debater ações concretas e relevantes que contribuam territorialmente para os processos de transição para sistemas económicos mais circulares em cidades.
Reconhecendo a importância da Circularidade para uma transição sustentável, justa, verde e produtiva, Let’s Go Circular terá como foco a elaboração de Planos de Ação Integrados de Economia Circular para as 10 cidades que integram a rede URBACT LET’S GO CIRCULAR!.
Localmente, através da constituição de um Grupo de Planeamento para Lisboa, numa base de envolvimento de todos os parceiros relevantes, de forma colaborativa e participada, pretende-se ainda trabalhar questões relacionadas com uma transição circular sólida e contribuir para o processo global de combate às alterações climáticas.
São etapas principais deste processo, já identificadas:
- Ancoragem de princípios circulares na administração da cidade (nomeadamente, na promoção de construção sustentável, em procedimentos de compras públicas mais circulares, na melhoria da eficiência da utilização das matérias-primas e na consequente redução de produção de resíduos e desperdício);
- Indústria e comércio (na melhoria da eficiência da cadeia de valor, na promoção de produtos sustentáveis e duradouros e na conservação de recursos);
- Sociedade civil (através da sensibilização da população e das organizações para alterações comportamentais ao nível do consumo, mobilidade e partilha).
A Lisboa E-Nova é o parceiro oficial da cidade de Lisboa nesta rede URBACT, trabalhando em estreita parceria com a Direção Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa no processo de dinamização e elaboração do Plano Ação a constituir.
O URBACT é um programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável.